Header Ads

Seo Services

Bolsistas do PCE desenvolvem estudo sobre obra Órfãos do Eldorado

Alunas da Escola Estadual Jorge Karam Neto, situada no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus, desenvolveram o estudo “Leitura, análise e interpretação da obra Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum, através de um olhar interdisciplinar de alunos do ensino médio”. A pesquisa é realizada no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O projeto de pesquisa é coordenado pela professora de Língua Portuguesa e Literatura, Lidiana Canto, e pretende valorizar a literatura amazonense. O estudo vem sendo desenvolvido desde o ano passado e conta com envolvimento de cinco alunos de Ensino Médio: Kelliani Alves Damasceno; Alice Araújo da Silva; Ana Karolina Damasceno; Stefanie Barbosa de Souza e Beatriz da Silva Damasceno.

Segundo a professora Lidiana, a importância do projeto está na valorização da literatura amazonense. Ela disse que o projeto realizado no PCE permitiu que os alunos tivessem mais contato com obras como as de Hatoum. A partir das leituras realizadas com o grupo, as bolsistas puderam realizar tarefas mais aprofundadas como pesquisas sobre o Milton Hatoum, leitura e análise detalhadas da obra e a produção de um curta-metragem baseado na obra.

Sobre o PCE
O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. O PCE  é o resultado de uma parceria entre a Fapeam, a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) e as Secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de Educação. Atualmente o PCE está com edital aberto para recebimento de propostas para a edição 2017.

Tecnologia do Blogger.