Header Ads

Bolsistas do PCE desenvolvem estudo sobre obra Órfãos do Eldorado

Alunas da Escola Estadual Jorge Karam Neto, situada no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus, desenvolveram o estudo “Leitura, análise e interpretação da obra Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum, através de um olhar interdisciplinar de alunos do ensino médio”. A pesquisa é realizada no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O projeto de pesquisa é coordenado pela professora de Língua Portuguesa e Literatura, Lidiana Canto, e pretende valorizar a literatura amazonense. O estudo vem sendo desenvolvido desde o ano passado e conta com envolvimento de cinco alunos de Ensino Médio: Kelliani Alves Damasceno; Alice Araújo da Silva; Ana Karolina Damasceno; Stefanie Barbosa de Souza e Beatriz da Silva Damasceno.

Segundo a professora Lidiana, a importância do projeto está na valorização da literatura amazonense. Ela disse que o projeto realizado no PCE permitiu que os alunos tivessem mais contato com obras como as de Hatoum. A partir das leituras realizadas com o grupo, as bolsistas puderam realizar tarefas mais aprofundadas como pesquisas sobre o Milton Hatoum, leitura e análise detalhadas da obra e a produção de um curta-metragem baseado na obra.

Sobre o PCE
O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. O PCE  é o resultado de uma parceria entre a Fapeam, a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) e as Secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de Educação. Atualmente o PCE está com edital aberto para recebimento de propostas para a edição 2017.

Tecnologia do Blogger.