Header Ads

Primeiro dia do Barco Todos Pela Vida atrai mais de 1.500 pessoas no interior do AM

Foram seis meses de reforma, 11 dias navegando até chegar ao primeiro destino, na calha do rio Juruá. O Barco Todos Pela Vida, do Programa Atendimento Itinerante (PAI), lançou âncoras no município de Envira (distante 1.216 km em linha reta da capital), nesta terça-feira, dia 28 de março. No primeiro dia de serviço, nesta quarta-feira (29), mais de 1.500 pessoas foram atendidas.

O barco disponibiliza, 30 tipos de serviços, gratuitamente, entre farmácia com dispensação de medicamentos, emissões de documentos, atendimento médico, odontológico e previdenciário. Sala de cinema, biblioteca móvel e oficina de leitura também integram os serviços.
 
Na área da saúde, as novidades são os exames de Ultrassonografia, incluindo a Transvaginal e a Citologia em Meio Líquido, que é o preventivo mais moderno e eficaz no diagnóstico do câncer de colo de útero e de inflamações pré-cancerosas.

Ainda na terça, quando se iniciou o atendimento de preventivo, muitas mulheres compareceram cedo ao Barco. A primeira a ser atendida, Maria Bezerra (49), revela que ao saber do exame ficou animada e queria ser a primeira a chegar. “A gente se sente muito feliz e privilegiada por estar recebendo esses serviços. Aqui na cidade é muito complicado fazer um exame como esse e não temos como viajar para fora. Por isso quis vir logo para fazer o meu”, conta.

Entre as pacientes, muitas estavam pela primeira vez fazendo o preventivo, como Maria Nuviane, que aos 24 anos, grávida de 4 meses, estava feliz pela oportunidade. “Foi muito legal a chegada do Barco. Aqui, elas me atenderam superbem. Eu estava nervosa, porque eu nunca tinha feito o exame antes, eu não sabia como era, mas ocorreu tudo bem. Estou muito feliz”, afirmou.

Umas das principais defensoras da luta contra o câncer do colo de útero, a ginecologista Mônica Bandeira, afirma que o Amazonas deu um passo importante no enfrentamento contra o câncer que mais mata mulheres em todo o estado. “Para mim é um privilégio estar vivendo esse momento histórico. O governador José Melo e a primeira Dama Edilene Gomes estão de parabéns por estarem trazendo para o interior um exame de alta tecnologia, que é mais preciso e de qualidade superior ao do Papanicolau convencional. As mulheres de 18 a 64 anos precisam ter acesso a esse tipo de exame. E é isso que está acontecendo aqui hoje. Estamos fazendo a diferença".

Outro serviço bastante procurado foi o odontológico. Maria Antônia da Silva chegou ainda de madrugada para garantir o atendimento. “Eu fiquei muito feliz com a chegada do Barco. Eu já tinha tentado resolver o problema do meu dente no posto aqui, mas não consegui. Sinto muita dor e agora vou poder ficar boa”.

Ações sociais – O primeiro dia de atendimento do Barco Todos Pela Vida também foi marcado pela entrega de cadeiras de rodas para dois idosos e um adulto, e de um microônibus para a Associação Comunitária e da Cultura Evangélica de Envira. A associação foi contemplada pelo edital do Fundo de Promoção Social (FPS) de 2016. “A ação é um resgate da cidadania. E o FPS em parceria com a Seped está entregando cadeiras de rodas, muletas e outros equipamentos para aqueles que mais precisam. Também estamos fazendo um trabalho de capacitação junto as Organizações da Sociedade Civil (OSC) para que eles possam se habilitar aos editais”, explica a secretária executiva do FPS,Vânia Cyrino Barbosa.

Outras ações - O barco também irá distribuir regularmente, em lugares com registro de casos de malária, mosquiteiros impregnados com inseticidas para prevenção da doença, que antes era entregues esporadicamente.

Para pessoas com deficiência, ainda serão distribuídas muletas e bengalas e o Kit Social, composto por cama, colchão, travesseiro, roupa de cama e ventilador. E também serão realizados encontros de capacitação para os editais do Fundo de Promoção Social.

Gigante dos Rios – O Barco Todos Pela Vida é o maior barco de serviço de atendimento médico e de cidadania do Amazonas. Conta com 65 profissionais entre servidores e passageiros, possui dez camarotes, cinco alojamentos coletivos. São quatro conveses, 10 metros de largura, 53 metros de comprimento e 12m de altura.

Desafio - De acordo com o secretário executivo de ações itinerantes da Sejusc, Eduardo da Silva, a operação do Todos Pela Vida em lugares distantes é um grande desafio. “O Governo do Amazonas está fazendo um esforço gigantesco para fazer chegar até a população ribeirinha todos esses serviço. Os desafios são muitos e  envolvem questões de logística, são muitos os detalhes para coordenar e garantir que estes serviços essenciais cheguem nas comunidades mais remotas”, comenta.

Roteiro – Com capacidade para atender até 1,5 mil pessoas por dia, a embarcação terá 100 dias de atividades, atendendo sete municípios e 23 comunidades Rurais. O barco Todos Pela Vida fica em Envira até o dia 06 de abril, No dia 12/04, o estará em Guajará, permanecendo até 20/04.

Em Ipixuna, o Barco fica entre os dias 21 a 5 de maio. Entre os dias 6 a 9 e 22 a 31 de maio, o Todos Pela Vida atenderá a cidade de Eirunepé e suas comunidades.De 01 a 10 de junho, os serviços acontecem em Itamarati. De 12 a 27 de julho, em Carauari. E de 28 a 9 de julho, em Juruá.

Revitalização – Além do Todos pela Vida, outras duas embarcações estão sendo reformadas para integrar o PAI. Para a reforma dos três barcos, o FPS está investindo R$ 7 milhões.

Tecnologia do Blogger.