Header Ads

Rebecca lidera disputa para o Senado Federal em Manaus

(Blog do Durango) - Na corrida para as duas vagas do Amazonas no Senado Federal, a atual superintendente da Suframa, Rebecca Garcia (PP), lidera, com boa margem de vantagem, graças aos 39,8% das intenções de votos obtidas na cidade de Manaus. E por que Rebecca disparou na capital amazonense? A resposta mais provável é a de que ela não possui o nome associado a nenhum escândalo nacional ou local, e muito menos está ocupando uma função política parlamentar.
O segundo colocado nessa disputa ao Congresso Nacional é o senador Eduardo Braga (PMDB), com 29,6%. Ressalte-se que Braga poderá optar por disputar uma reeleição para senador ou concorrer ao Governo do Estado.
No caso da pesquisa para governador, o peemedebista alcançou o primeiro lugar na capital, com 36,1% das intenções, seguido pelo candidato Marcelo Ramos (PR), com 26,8%, e pelo deputado federal Pauderney Avelino (DEM), com 11,9%. O ex-prefeito Amazonino Mendes (PDT) foi ressuscitado por este estudo: ele atingiu 9,7% para governador e 21,6% para senador.
Neste mais recente trabalho da #PESQUISA365, o terceiro colocado para o Senado foi o deputado estadual petista José Ricardo (PT), que obteve 26,6%, fruto do recall de sua recente participação na disputa eleitoral para prefeito de Manaus. Os outros quatro nomes que foram colocados para avaliação dos participantes ficaram empatados tecnicamente, com algo em torno de 21,8%, na média.
É importante se salientar que, na eleição para senador em 2018, o eleitor terá direito a dois votos. Ou seja, qualquer pesquisa apresentará uma soma de 200%.
E mais uma vez ratificamos, como comentamos no relatório anterior, divulgado no dia 22 de março (Clique aqui para ver o relatório): estes números são fotografia de um quadro eleitoral volátil e totalmente dinâmico. Principalmente porque esta rodada não incluiu nenhuma cidade do interior.
Daqui a um mês, divulgaremos nova pesquisa, com novos nomes e cenários. É a #PESQUISA365 contribuindo para o debate da sucessão eleitoral no Amazonas, em 2018.
RELATÓRIO COMPLETO - PDF
Tecnologia do Blogger.