Header Ads

test

Fieam vai orientar empresários sobre técnicas de formação de preços para exportação


A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM), está com inscrições abertas para a capacitação de formação de preço de exportação. O curso acontecerá no dia 9 de maio, das  8h30 ás 17h30, no Centro de Treinamento do Departamento de Assistência à  Média e Pequena Indústria (DAMPI), na sede da Fieam.
 
De acordo com Marcelo Lima, gerente do CIN-AM, o objetivo da capacitação é discutir os principais fatores a serem considerados na formação de preços para exportação dos produtos conforme os termos internacionais de comércio (Incoterm), apresentar os incentivos fiscais existentes e como devem ser considerados na hora de formar os preços.
 
“Vamos simular juntamente com os participantes os custos em diferentes mercados de destino e avaliar a capacidade competitiva. Assim os empresários poderão vivenciar as etapas da formação de preços e avaliar as suas capacidades de exportação.”, enfatiza Lima.  
 
O docente será o Professor Pós-Doutor Guilherme Bergamann Borges Vieira que vem ministrando cursos de capacitação pela Aduaneiras e para diversas Federações de Indústrias de todo país desde 2001. Ele é formado em Administração com habilitação em comércio exterior pela Universidade Vale do Rio do Sinos (UNISINOS).
 
Borges, também, tem mestrado em Gestão Portuária e Transporte Internacional pela Universidad Pontificia Comillas de Madrid e doutorado e pós doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o ministrante é também sócio da Vasto Desenvolvimento Organizacional e autor do livro Logística e Gestão Portuária.
 
Público Alvo
A capacitação é destinada a empresas de todos os portes e profissionais que percebam a necessidade de atualização imposta pela globalização do comércio internacional. “Com as capacitações atendemos, também, as empresas participantes do Projeto INSERI, que atualmente são mais de 60 cadastradas aqui no Amazonas”, complementa o gerente do CIN-AM.
 
O Projeto INSERI (Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios) é um convênio entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que objetiva promover a preparação para a internacionalização de pequenos negócios brasileiros, facilitando o acesso dos empresários a serviços de suporte e inserção competitiva internacional. O projeto é executado pela CNI por meio da rede CIN.
 
Os interessados em participar da capacitação podem obter informações pelos telefones (92) 3631-0907/ 3186-6511 ou pelos e-mails cin@fieam.org.br e tereza.oliveira@fieam.org.br