Header Ads

Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10 ganha Academia ao Ar Livre

Foto: Márcio James
 A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) inaugurou, nesta quinta-feira, 18/5, a Academia ao Ar Livre do Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, na zona Centro-Sul. No local foram instalados 10 equipamentos da Academia da Terceira Idade (ATI), para incentivar idosos a praticar exercícios e sair do sedentarismo. As ATIs têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir da prática de exercícios de forma gratuita. Os exercícios constantes diminuem os gastos com consultas médicas e medicamentos, melhoram a autoestima dos praticantes e estimulam a interação social.

A inauguração foi conduzida pelo vice-prefeito Marcos Rotta, que reforçou a necessidade de parcerias com as empresas privadas para levar obras que atendam às necessidades sociais, a exemplo da academia instalada no CSU, feita em parceria com o Instituto Sabin. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria que nos entrega uma academia moderna que vai atender aos idosos e pessoas de diversas idades. Vamos procurar estimular cada vez mais essas parcerias para que com isso a gente possa melhorar a vida das pessoas”, declarou Rotta.  

O secretário da Semmasdh, Elias Emanuel, falou sobre a reforma que está sendo realizada no CSU, com a qual a prefeitura pretende deixá-lo mais atrativo para os moradores das proximidades e também para as pessoas que buscam o CSU para usufruir das opções oferecidas para a prática esportiva. 

O público presente teve a oportunidade de conhecer o novo espaço de prática esportiva e, ainda contou com um esquenta de aeróbicos no ritmo envolvente da zumba. “Para todas as pessoas que frequentam este espaço, a instalação de uma academia aberta representa um ganho na qualidade de vida. Eu sou colaboradora do Instituto Sabin, nossa unidade fica bem próximo daqui e frequentemente estamos no CSU. Estamos vendo que as pessoas estão gostando e agora é aproveitar mais essa opção”, afirmou Maria França, moradora do bairro São José, na zona Leste.

O CSU é administrado pela Semmasdh e a Academia ao Ar Livre foi instalada por meio da parceria com o Instituto Sabin, organização criada em 2005, com a missão de reunir e formalizar práticas de responsabilidade social exercidas pelo Laboratório Sabin. Em Manaus, o instituto foi o responsável pela instalação de uma ludoteca em um dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de outras duas academias, instaladas na Mini Vila Olímpica do Coroado e no Parque da Ponta Negra. 

“O Instituto nasceu para abraçar os diversos projetos que os Laboratórios Sabin já trabalhava, como creches, academia na praça, educação, educação financeira com os colabores, as ludotecas, enfim, é o nosso retorno para a comunidade que nos acolhe. É uma forma de prestigiar quem está nos prestigiando”, declarou a embaixadora do Instituto Sabin, Janete Vaz.

Projetos

Na manhã desta quinta-feira, 18/5, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Leste Prourbis, localizado no bairro Jorge Teixeira, recebeu a visita do gerente do Instituto Sabin, Fábio Deboni, para verificar detalhes da estrutura onde será instalada uma ludoteca, a segunda nas unidades Creas do município.

A primeira ludoteca inaugurada em conjunto com o Instituto Sabin foi em abril de 2016, no Creas Centro-Sul.
Tecnologia do Blogger.