Header Ads

Especialista do Sine Manaus dá dicas sobre empregabilidade

Wesley Vieira e Ediane Couto - Fotos: Divulgação Semtrad
 Ediane Couto é o que se pode chamar de “caça-vagas” de emprego no Sistema Nacional de Empregos (Sine Manaus). Praticamente todos os dias ela faz a mediação entre as empresas e os trabalhadores, buscando o melhor perfil para as vagas. No Dia do Trabalhador, ela dá dicas importantes para quem está em busca de emprego. Em abril, o Sine Manaus teve o melhor desempenho entre os Sines Municipais da Região Norte. Além de Ediane, há outros servidores também empenhados nesta missão. Confira a entrevista com ela:

Qual a principal dica que você dá para quem está há um certo tempo sem conseguir emprego?
É importante a pessoa se cadastrar nos órgãos ou até nas entidades que fazem a mediação entre o trabalhador e as empresas. Somos responsáveis pelos Sines Municipais, mas há também os estaduais e, para quem está cursando uma faculdade, há ainda núcleos que fazem essa mediação. É importante que essas pessoas busquem informações sobre isso.

Mas o primeiro passo é fazer o cadastro nos sistemas oficiais do governo e, caso não consiga de imediato a vaga, como é mais comum acontecer, faça atualização constante de seu cadastro. Para o Sine Manaus também é fundamental que a pessoa já faça o pré-cadastro no endereço http:maisemprego.mte.gov.br pois além de agilizar o seu atendimento, ele libera o seu acesso para consultar as vagas no mesmo site. Depois disso, pode procurar um de nossos postos de atendimento.

Onde ficam esses postos?
Com a suspensão temporária do atendimento no Sine Garajão, no Centro, o candidato pode se cadastrar nos seguintes endereços:

Sine Manaus Cidade Nova:
 para emissões de carteira de trabalho, entrada no seguro-desemprego, cadastro pra vagas de emprego. Das 7h às 13h, na rua Max Teixeira, 3551, na Cidade Nova.

Sine Galeria Espírito Santo:
 somente para primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho. Das 7h às 13h. O posto fica na esquina das Ruas 24 de Maio e Joaquim Sarmento, no Centro. Neste posto o atendimento é somente para emitir ou receber carteira de trabalho.

Semmasdh:
 somente às sextas-feiras e somente para emissão de carteira de trabalho. Das 7h às 13h, na Avenida Ayrão, esquina com a rua Ferreira Pena S/N°, no Centro.

É preciso levar algum documento?
Sim. É necessário sempre levar RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de escolaridade e residência, PIS. Para os homens, é preciso levar ainda o certificado de reservista.
Uma dica importante é saber como se cadastrar no site http://maisemprego.mte.gov.br. Siga os seguintes passos: 
– Clique na opção “Trabalhador” e em seguida em “Vagas de Emprego” ao lado esquerdo superior da tela;
– Entre com seu login (número do PIS) e senha, ou, se não possuir cadastro, clique na opção “Cadastrar Trabalhador”, logo abaixo.
– Após o cadastro feito, a consulta de vagas ficará disponível.

Qual o horário de atendimento nos Sines? É preciso chegar de madrugada para ser atendido?
O horário de atendimento dos Sines Municipais é de 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Não é preciso chegar de madrugada. Muitas pessoas ainda acham isso, mas por volta das 10h, por exemplo, já conseguimos atender a maioria das pessoas.

O que faz uma pessoa perder uma vaga de emprego?
São vários os motivos. Por exemplo, por vezes, chamamos um candidato para ser entrevistado pelas empresas para concorrer a uma vaga. A pessoa vem com sandália de borracha e bermuda. É importante que os candidatos saibam que este não é o momento de lazer, mas sim de conquista a uma vaga. Então, é importante que esteja com roupas apropriadas para o trabalho porque haverá um recrutador a sua frente.
Outro ponto que faz o candidato perder vaga é apresentar currículo desatualizado e até com informações falsas. Não faça isso. Seja sincero. Se você não tem experiência, diga que não tem, mas mostre outros talentos ou ações que você possa fazer pela empresa do recrutador. Regra número 1, portanto: nunca minta no seu currículo.

Existe um perfil ideal para ser selecionado?
Não podemos dizer que exista um perfil ideal porque cada vaga exige características distintas e nós pensamos nisso na hora de indicar um trabalho para um candidato. Mas há ações importantes que um candidato pode fazer, como: matricular-se em cursos, oficinas, palestras; se é o seu primeiro emprego, tente fazer atividades voluntárias, busque estágios. Tudo isso demonstra uma proatividade e indica que você não está parado no tempo e busca melhorar sua carreira.
Se não tiver recurso para fazer cursos pagos, busque os gratuitos e até os virtuais. A Semtrad está sempre oferecendo cursos gratuitos para que o trabalhador possa se qualificar.


Empresas podem contar com serviço gratuito de recrutamento
Encontrar o profissional certo para a sua vaga de emprego é tarefa das mais difíceis. Um dos serviços que os Sines Municipais oferecem gratuitamente é a intermediação entre a empresa e o trabalhador. Basta que a empresa diga ao Sine Manaus qual sua necessidade que uma equipe irá em busca do melhor perfil.
De acordo com Ediane Couto, o Sine Manaus já recolocou trabalhadores para diversos tipos de vagas e segmentos. Foi assim que Wesley Vieira, 20, conseguiu uma vaga de supervisor de vendas. Ele se cadastrou no Sine Manaus e aguardou ser chamado.
“Eu estava parado há quase um ano e fiquei feliz quando me chamaram”, conta Wesley, pai de uma menina de três anos. O supervisor de vendas disse que não ficou parado nesse tempo. Fez cursos de Liderança e Vendas e atuou também com atividades informais. “Precisamos nos atualizar constantemente”, aconselha.
Tecnologia do Blogger.