Fieam divulga calendário de capacitação empresarial em exportação para o mês de maio

 A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM), tem prevista intensa programação voltada ao comercio exterior e exportações para o mês de maio. Na agenda, estão eventos como cursos, workshop, capacitações e certificação de origem com assinaturas digitais para a Argentina.
De acordo com Marcelo Lima, gerente do CIN-AM, o objetivo do calendário é movimentar e fomentar cada vez mais as exportações do estado. “Quanto mais conhecimento na área, mais o empresário terá oportunidades de fechar novos negócios”, disse.
O primeiro evento do mês, o curso Formação de Preço de Exportação, acontecerá no dia 9 de maio, das  8h30 ás 17h30, no Centro de Treinamento do Departamento de Assistência à  Média e Pequena Indústria (DAMPI), na sede da FIEAM.  O curso pretende discutir os principais fatores a serem considerados na formação de preços para exportação dos produtos de acordo com os termos internacionais de comércio (INCOTERM).
A capacitação, também, busca apresentar os incentivos fiscais existentes e como devem ser considerados na hora de formar os preços. “Vamos simular juntamente com os participantes os custos em diferentes mercados de destino e avaliar a capacidade competitiva. Assim os empresários poderão vivenciar as etapas da formação de preços para a exportação.”, enfatiza Lima.
 
Programa de Exportação

O segundo evento do mês  será o lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que terá o apoio da FEAM em parceria com a Uninorte, no dia 16 de maio, ás 14 horas, no Auditório Auton Furtado Júnior, na Sede  da FIEAM.  O PEIEX visa estimular a competitividade e promover a cultura exportadora das empresas para o mercado externo. “Vamos apresentar, neste primeiro momento, aos empresários o PEIEX para que os interessados participem do programa e possam alavancar suas exportações”, explica Marcelo.
 
No dia 18 de maio, das 8h ás 16h, no Centro de Treinamento do DAMPI, o CIN-AM promove o curso Software - Desenvolvimento Internet Das Coisas (IoT)  que tem como objetivo apresentar para as empresas do setor a conceitualização, iniciativas e as alternativas da "internet das coisas" aplicadas ao processo produtivo das empresas. “Os empresários poderão entender o conceito e as aplicações da IoT, as ferramentas que podem ser usadas e quais as tecnologias envolvidas, além de conhecerem novas tendências e oportunidades de negócios.”,  salienta o gerente do CIN-AM.
 
Negociação internacional 
 
Outro curso que será oferecido em maio, no dia 24, das 08h00 ás 17h00, é sobre Negociação Internacional.  “A forma de negociar seus produtos no mercado internacional é o principal assunto dessa capacitação que é destinada a todos os empresários que já exportam e os que tem interesse de começar a exportar também.”, afirma Lima.
 
Para finalizar o mês, no dia 30, acontece a quarta edição do Roadshow: Como Ingressar no Mercado Norte Americano. O workshop vai tratar de como investir naquele país, bem como assuntos de exportação e importação de produtos de potencial do estado. “O evento já é tradição em nosso estado e tem o objetivo de possibilitar a entrada dos empresários amazonenses no mercado americano. Sabemos que muitas vezes o conhecimento, as informações e os relacionamentos, além de um produto ou serviço vendável no mercado internacional são mais importantes no investimento que o próprio dinheiro”, enfatizou o gerente do CIN-AM, Marcelo Lima.
 
Público Alvo

Os eventos são destinados a empresas de todos os portes e profissionais que percebam a necessidade de atualização imposta pela globalização do comércio internacional. “Com as capacitações atendemos, também, as empresas participantes do Projeto INSERI, que atualmente são mais de 60 cadastradas aqui no Amazonas”, complementa o gerente do CIN-AM.
 
O Projeto INSERI (Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios) é um convênio entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que objetiva promover a preparação para a internacionalização de micro, pequenas e médias empresas brasileiras, facilitando o acesso dos empresários a serviços de suporte e inserção competitiva internacional. O projeto é executado pela CNI por meio da rede CIN.
 
Os interessados em participar das capacitações podem obter informações pelos telefones (92) 3631-0907/ 3186-6511 ou pelo e-mail cin@fieam.org.br.

Comprtilhe no Google Plus

da Redação - Manaus/AM