Header Ads

Prefeitura firma parceria para levar aulas de matemática para sete mil alunos


Resultado de uma política educacional que valoriza o professor e estimula novos modelos de gestão pedagógica, a Prefeitura de Manaus firma mais uma parceira para melhorar a qualidade da educação na rede municipal. Nesta quarta-feira, 17/5, um termo de cooperação técnica foi celebrado entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Lemann para levar o ensino de matemática interativa para mais de sete mil alunos.

"Umas das principais metas de governo do prefeito Arthur Virgílio Neto é melhorar a colocação de Manaus no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Essa parceria vem somar com esse objetivo, porque este ano é ano de Prova Brasil e a matemática é um dos nossos desafios", explicou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

Inicialmente, a parceria irá atender a sete mil estudantes do Ensino Fundamental de 64 escolas municipais e já nesta semana serão doados 500 chromebooks, que serão utilizados para acessar a plataforma educacional Khan Academy, voltada para a aprendizagem da matemática de forma dinâmica e moderna. "Acreditamos que, por ser uma ferramenta gratuita, esse conteúdo será multiplicado e vamos chegar ao final desta gestão com todos os nossos mais de 200 mil alunos tendo acesso a essa tecnologia", reforçou Kátia.

Conteúdo
Por meio da parceria, professores da rede municipal poderão desenvolver atividades pedagógicas pelo site da plataforma. A estrutura oferece duas mil videoaulas, 300 mil exercícios de matemática e quatro milhões de exercícios diários. A ferramenta vai permitir ao professor inovação na sala de aula, com explicações e didáticas mais atrativas aos estudantes, que passam a ter acesso a uma série de conteúdos interativos de forma gratuita.

“Sem dúvida nenhuma, investir em tecnologias educacionais é a melhor forma de educação, independente de a educação ser pública ou privada. Na educação pública é muito mais desafiador, primeiro porque precisamos de boas conexões e de equipamentos. A parceria com Fundação Lemann vem melhorar a qualidade das aulas e aprendizado de uma das ciências mais desafiadoras que é o ensino da matemática”, afirmou a secretária municipal, sobre a inclusão da tecnologia no processo de ensino da rede municipal.

Formação e preparo
Cerca de 300 professores e gestores já participaram de formações iniciais, promovidas pela Fundação Lemann. Eles poderão não apenas utilizar a plataforma em seu dia a dia com os alunos, mas também compartilhar o conhecimento com outros educadores.

De acordo com a diretora geral da fundação, Flávia Goulart, a plataforma do programa foi totalmente adaptada para a realidade do Brasil. “Desde que o programa foi implantado no Brasil, nós estamos modificando e melhorando a plataforma de acordo com a realidade de cada região. Essa plataforma vai ajudar os alunos a aprenderem e os professores a ensinarem a Matemática. A plataforma consegue entender onde está a dificuldade e oferecer exercícios que são compatíveis com a necessidade de cada estudante”, explicou Flávia.

O professor Rochel Luz, da Escola Municipal Solange Nascimento no quilômetro 25 da BR-174, na zona Rural de Manaus, coordenador do Telecentro da unidade, considera que o uso da plataforma será positivo para aprendizagem dos alunos. “Essa plataforma surge como um potencial muito grande na aprendizagem, porque para os estudantes não é comum o acesso à internet. Com essa implantação, as aulas de matemática ficarão muito mais atrativas, desenvolvendo a independência e autonomia deles, fazendo pesquisas por meio de vídeos, desenvolvendo missões que são necessárias no programa”, comentou o professor.

O Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo e foi criado em 2006 pelo educador americano Salman Khan. Nele, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um, apenas com o uso de um computador com acesso à Internet.

Em 2014, o Khan Academy passou a ser traduzido para o português pela Fundação Lemann e, desde então, tem ajudado mais de cinco milhões de brasileiros a desenvolverem habilidades de matemática de forma divertida e sem barreiras. Além da tradução de aulas e exercícios, a Fundação Lemann também oferece um programa gratuito que leva o Khan Academy a escolas públicas, a exemplo do que vem ocorrendo em Manaus.

Tecnologia do Blogger.