Header Ads

Seo Services

Temporada do Futebol Americano no Amazonas promete para 2017

Foto: Mauro Neto/Sejel
 A temporada 2017 do futebol americano no Amazonas promete ser inesquecível. Isso porque, além de eventos tradicionais, como o Campeonato Amazonense e os Tryouts, a modalidade ainda contará com um evento inédito este ano. Trata-se da Copa Norte, competição que vai reunir equipes da capital amazonense e de outros estados do País. O anúncio do cronograma da bola oval aconteceu nesta terça-feira, dia 13, na Arena da Amazônia, e participaram os representantes da Federação de Futebol Americano do Amazonas (Fefaam), as equipes do circuito, e o secretário de juventude, esporte e lazer (Sejel), Fabricio Lima.

A Copa Norte inicia no dia 12 de agosto e as finais das conferências – que serão nos estados vizinhos -  acontecem no dia 10 de setembro. A decisão será realizada no dia 3 de dezembro, com mando de campo a ser definido pelos organizadores. De Manaus, participam do torneio os times Tarumã Broncos (AM), North Lions (AM), além do Pará, Roraima e Maranhão. A competição terá o apoio da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). 

Antes da competição que tem status de nacional, acontece o Campeonato Amazonense de Futebol Americano e o Amazonas Bowl, antigo Manaus Bowl, que caracteriza a final do Estadual. De acordo com o diretor técnico da Fefaam, Renner Silva, a nomenclatura do evento mudou devido a competição estar expandido e os títulos serão unificados. Dessa forma, este ano, a decisão do Estadual segue para a 12ª edição e comemora 11 anos do surgimento do esporte no Amazonas.

Estreante - Além de um novo ‘nome’, as disputas do Amazonense em 2017 tambem vão contar com um estreante, além dos ‘velhos’ times conhecidos. Isso porque, o Manaus Raptors será o calouro da temporada, que vai enfrentar os veteranos Tarumã Broncos, Nortes Lions, Nacional Cavaliers, Ajuricaba Warriors, Amazon Black Hawks, Lobos FA.

“O nome mudou justamente para fomentar o esporte para todo o Estado, com a criação de novas equipes em outras cidades e assim expandir ainda mais o futebol americano no Amazonas. Além do mais, este ano teremos disputas na capital e tambem em Iranduba, onde teremos rodada dupla, e o município vai nos receber com muito carinho. E a ideia principal de cada equipe continua sendo chegar a grande final”, disse Silva.

Decisão - O Amazonense de Futebol Americano inicia dia 25 de junho e a final está prevista 26 de novembro. A decisão vai ocorrer na Arena da Amazônia, assim como em 2016, quando ocorreu pela primeira vez a final do XI Estadual. Em campo, quem levou a melhor foi o North Lions, que venceu o Manaus Broncos por 17 a 14, diante de 8.515 pessoas.

“Nossa Arena da Amazônia já demostrou ano passado que consegue receber jogos do futebol americano, o que para o gramado funciona como uma espécie de rodada dupla. Nós queremos cada vez mais agregar os esportes e vamos apoiar o Futebol Americano com todos os nossos complexos esportivos. Em contrapartida, todas as competições terão a entrada de um quilo de alimento não perecível que serão doados à entidades que necessitam. Tenho certeza que, assim, daqui algum tempo teremos muitos mais times, a profissionalização de outros, e a final do Amazonas Bowl com muito mais público”, ressaltou o titular da Sejel, Fabricio Lima.

Bicampeonato - O atual campeão do Estadual, North Lions, promete o bicampeonato para este ano e, para isso, conta com jogadores experientes. “Nós somos o atual campeão e estamos mantendo a mesma base para essa temporada, sendo que temos um elenco em número maior e bem mais organizado. Podem ter certeza que vamos vir ainda mais ferozes”, destacou o representante do time, Lucas Alencar.

Para o mais novo pupilo do Estadual, Manaus Raptors, a estreia não quer dizer sinônimo de desconhecimento. Pelo contrário, para a competição o time vem armado com profissionais de ponta e, assim, pretende levantar a taça.

“Nosso time foi fundado em 2015 e esperamos esses anos para entrar no Estadual pois temos a meta de profissionais, ou seja, precisávamos amadurecer. E estreando estamos com dois técnicos que vão fazer a diferença no nosso desempenho, que é o americano Sean Goolsby, e o ex-Cavs Igor Martins. Estamos organizados, focados, e vamos vir com tudo. Vamos entrar para ganhar, respeitamos as outras equipes, mas sabemos que quem colhe, planta”, disse o presidente do Raptors, Moises Bentes.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.