Estudantes conquistam as primeiras medalhas de ouro nos JEAs 2017


As primeiras medalhas de ouro dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) saíram na manhã desta sexta-feira, 21, no atletismo. E dentre as modalidades estão o arremesso do peso, com Rivander Santos da Silva, 22, na categoria Adultos (PCDs); e Raquel Francilene Amaral Cruz (Silves), no lançamento do dardo. As competições aconteceram na pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, zona centro-oeste.

Com a marca de 12,2 m, Rivander conquistou o lugar mais alto do pódio pela primeira vez e, muito emocionado, enfatizou a sensação de ter conquistado o feito. “Estou muito feliz, eu fiquei em segundo lugar na primeira etapa, mas tem que batalhar para ficar em primeiro”, disse Rivander, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Homero de Miranda Leão e participa pela quinta vez dos Jogos.

O pai do atleta, Edvaldo Martins da Silva, 49, que também é técnico do filho, o acompanha em todas as competições, sejam elas regionais ou nacionais. Ele ressaltou a importância do esporte do desenvolvimento intelectual e esportivo do filho.

“A educação, junto com a prática esportiva, faz com que muitos jovens se interessem pelas atividades. Quanto a eles (PCDs), que além de praticar o esporte tem a superação devido as limitações que enfrentam, isso é muito gratificante quando conseguem ótimos resultados e faz com que a gente também tenha ânimo em prosseguir cada vez mais”, confessou Edvaldo. A medalha de prata ficou com o estudante-atleta Wesley Alves (E.E. Augusto Carneiro), e o bronze com Gabriel Costa (E.E. Augusto Carneiro).

Realização de uma promessa - No lançamento do dardo, naipe feminino infantil, a dourada ficou com estudante-atleta da Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, Raquel Francilene Amaral Cruz (Silves), com a marca de 26,67m. Para a campeã, o ouro foi a realização de uma promessa feita antes de vir para Manaus.

“Eu treinei bastante, o professor me disse que se eu lançasse de 25 metros em diante eu poderia vencer e eu agradeço muito a ele. Eu prometi para minha mãe, antes de vir pra Manaus, que eu iria ser campeã e iria levar o ouro para Silves. Sinto-me honrada pelo trabalho que vinha fazendo e abençoada por Deus me conceder essa vitória”, declarou a jovem atleta do 9º ano do Ensino Fundamental. A prata ficou com a atleta Rosa Paula Bastos (Barreirinha) e Camila da Silva Dutra (Humaitá) arrastou a medalha de bronze.

Futsal feminino juvenil - Paralelo às competições de atletismo, aconteciam as competições eliminatórias das modalidades de futsal feminino juvenil, que conta com 14 equipes e as de voleibol terão 147 jogos, de 68 equipes, e e tem as finais programadas para o dia 29 de julho. O Jeas é uma atividade da Secretaria de Estado de Educação Qualidade do Ensino (SEDUC) em parceria com Secretaria de Estado de Juventude Esporte e Lazer (Sejel).
Comprtilhe no Google Plus

da Redação - Manaus/AM

0 comentários:

Postar um comentário