Header Ads

População participa de melhorias em espaços públicos

Moradores dos bairros Santo Antônio e Conjunto Augusto Montenegro, no Lírio do Vale, dão exemplo de como a comunidade pode colaborar para que aproximadamente 200 espaços públicos esportivos possam ser utilizados por mais tempo pela população. Esses são os primeiros resultados da parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal, de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e lideranças comunitárias após reunião realizada em abril deste ano.
 
O secretário da Semjel, João Luiz ressaltou a iniciativa de modernizar a relação com a comunidade que usufrui dos espaços na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto. “São exemplos como esses que devem ser seguido por toda a capital. São parcerias como essa que tiram um pouco da responsabilidade do poder público e passe um pouco dessa responsabilidade para quem está usando. Porque se todo mundo usar e conservar teremos mais espaços para bem utilização da própria comunidade”, disse.
 
No bairro Santo Antônio, a comunidade arregaçou as mangas e usou a união entre os moradores do bairro para fechar um buraco que havia no muro da Minivila Olímpica Jair Sampaio, localizada na Avenida Luís de Camões, na zona Oeste.
 
“Esse buraco servia de passagem para algumas pessoas. E é perigoso, podia entrar uma criança por aí e ir para a piscina e acabar se afogando. Resolvemos não esperar apenas pelo Poder Público e resolvemos reunir alguns moradores e tampar esse buraco”, contou o servidor público, Ailton Bezerra, que revelou ainda serem necessários 10 tijolos para fechar o buraco no muro da Minivila.
 
Outro exemplo de participação da comunidade nas melhorias dos espaços públicos esportivos acontece no Conjunto Augusto Montenegro, no bairro Lírio do Vale, na zona Oeste. Por lá os moradores resolveram realizar um campeonato de futebol no campo da comunidade e com o valor arrecadado na inscrição melhorias serão feitas no campo, como lavagem e pintura dos muros, além de reparos na estrutura do local.
“Eu e alguns moradores resolvemos fazer um campeonato para resgatar o esporte na nossa comunidade. Antes do campeonato começar fizemos um mutirão ao redor do campo, nós mesmos cortamos a grama, assim economizando dinheiro. Lavamos os muros e com o dinheiro das inscrições compramos quatro galões de tintas e vamos começar a pintar”, declarou o taxista e morador do conjunto, Paulo Souza.
 
De acordo com o engenheiro da Semjel, João Holanda, as parcerias entre a comunidade e o poder público dão celeridade na manutenção dos espaços públicos. “A gente sabe que há certos trâmites burocráticos para reparos como esse. Então é de total valor que a comunidade participe e se responsabilize por esse processo de manutenção. E o apoio dos comerciantes do bairro também, eles ajudam nas melhorias e serão valorizados também pelos moradores com essa contribuição social”, afirmou Holanda.
 
Reunião
 
No dia 11 de abril, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), realizou uma reunião com mais de 100 representantes de associações e ligas desportivas que possuem cessão de uso das quadras e campos de Manaus. O encontro ocorreu no Auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, localizado na Secretaria Municipal de Educação (Semed), na rua Mário Ypiranga, Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul.
 
A reunião foi realizada para que os cessionários pudessem entender dos seus direitos e deveres, mediante termo de uso que possuem e assim ficarem cientes de que a atual gestão buscará parcerias com a iniciativa privada para as melhorias e manutenção dos espaços públicos esportivos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.