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Projeto de leitra será aplicado para os adolescentes do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa

Como parte das comemorações pelos 27 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) lança mais um projeto para estimular o aprendizado dos adolescentes que cumprem medidas no Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa. O projeto “Ler dá onda”, desenvolvido pela professora Vânia Maria da Silva Araújo, da Escola Estadual Josefina de Mello, visa estimular o hábito de leitura dos internos.
 
“A ideia é que a leitura seja prazerosa para eles. Queremos que reconheçam, na literatura, um fator de mudança de vida e de comportamento para que ao saírem do sistema tenham oportunidades por meio do conhecimento e da aprendizagem que obtiveram no centro”, explicou a secretária executiva da Sejusc, Socorro Cavalcante.
 
O projeto de leitura faz parte da Metodologia Teens ao Máximo e está no leque de trabalhos que estão sendo feitos pelos professores que atuam no Dagmar Feitosa para atender às expectativas do projeto da Defensoria Pública, “Ensina-me a sonhar”, em parceria com a Sejusc, explica a professora Vânia Maria Araújo.
 
“Nós, professores, tínhamos a responsabilidade de aproveitar tudo o que estava sendo feito na sala de aula para culminar na avaliação e no progresso dos alunos do ponto de vista comportamental”, explicou a professora.
 
Para aguçar ainda mais a paixão pela leitura, foram espalhados pelos corredores do centro socioeducativo, painéis com obras literárias diversas, em variados estilos, para “captar” a atenção dos adolescentes. Eles escolhem a obra que desejam ler e, como se estivessem embarcando numa viagem literária registram todas as suas impressões em um ‘Diário de Bordo’. 
 
“Ele terá uma caderneta para registrar o nome do livro que deseja ler. No diário de bordo ele vai colocar suas impressões,  o que entendeu, suas dúvidas, seus pensamentos e tudo o mais que ele achar interessante. E, se desejar, poderá exteriorizar através de jogos, desenhos, grafite e encenações o que ele aprendeu com o livro”, disse a professora.
 
O próprio título do projeto “Ler dá Onda” foi criado pelos adolescentes que foi inspirado na música “Deu onda”, sucesso do MC G15. Além disso, criaram layouts para representar o projeto com desenhos em grafite.
 
O escritor e poeta Tenório Telles foi convidado para uma roda de conversa com os adolescentes sobre a importância da leitura para o desenvolvimento das pessoas. “Leitura é conhecimento e conhecimento é o que rege o pensamento. Com o conhecimento você se fortalece”, explicou Tenório Telles. 
 
O escritor ainda fez uma dinâmica com os adolescentes com o poema de Thiago de Melo, “Canções para os fonemas da Alegria”, que descreve a alegria do homem que aprende a ler e o que ele ganha ao obter conhecimento. “Não basta você apenas ler as palavras. É preciso tentar perceber aquilo que está nas entrelinhas e o que é expressado ali. Você tem que mergulhar no texto e aprender as questões que o poeta quer dizer no texto", disse. 
 
E o poeta completa as explicações dizendo que a literatura liberta o homem. “O homem passa a ver o mundo com os olhos de quem aprendeu a ler e descobre que o mundo também é seu”, disse Tenório.

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