Header Ads

Seo Services

TCE-AM inicia curso prático-teórico treinamento de novos membros brigadistas

Com o objetivo de combater incêndios e capacitar os servidores contra situações risco, o Comando da Brigada de Emergência do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (CBE/TCE-AM) iniciou, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), um curso prático-teórico treinamento de novos membros brigadistas para atuar nas dependências do órgão.
 
O evento iniciou com aulas teóricas realizadas com apoio da Escola de Contas Públicas (ECP). Na manhã desta sexta-feira (28), na base do Corpo de Bombeiros do Distrito Industrial, localizado na avenida Buriti, Zona Sul de Manaus, foi realizada a parte prática com utilização de extintores de incêndio e mangueiras, além de ensaio para acidente com gás de cozinha. O TCE forneceu duas vans para transporte de servidores até o local.
 
A Brigada de Emergência foi criada em 2013, ainda na gestão do conselheiro Érico Desterro. De acordo com a organização do curso, o objetivo das aulas é fazer com que os servidores protejam a vida e o patrimônio público, ao fornecer bombeiros voluntários treinados para a prevenção de incêndio e outras emergências.
 
“Todo ano realizamos atividades pedagógicas para aperfeiçoar ainda mais nossos profissionais e capacitar os servidores com noções básicas de combate a incêndio e ações de socorro”, disse o bombeiro Alain Delano Vasconcelos, da Diretoria da Assistência Militar (Diam) do TCE, ao destacar a contribuição diretor da Diam, major Carlos Andrey Pereira, coordenador do Comando da Brigada de Emergência e o apoio do conselheiro-presidente, Ari Moutinho Júnior e da vice-presidente, Yara Lins dos Santos.
 
Segundo Delano, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas é pioneiro nesse quesito, contando com equipamentos modernos, saídas de emergência em locais estratégicos, amplas escadas de emergência, 150 extintores de incêndio distribuídos adequadamente nos dois prédios, duas centrais de bombas de incêndio e uma central de alarme de incêndio independente, podendo ser acionado o alarme no prédio principal ou no anexo separadamente.
 
Servidora no TCE há mais de 30 anos, Andrea Barbosa se matriculou no curso por curiosidade e interesse em zelar pela segurança dentro e fora do trabalho. “Desde pequena, eu tinha muita vontade de participar dos bombeiros e foi aqui no Tribunal de Contas que consegui realizar esse sonho. Eu acho que vale o aprendizado, você consegue mais segurança no ambiente de trabalho e em casa para seus filhos”, relatou.
 
Simulados de emergência – Para cumprir a norma nº 14.276 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), desde o ano de 2016, a Coordenação de Brigada de Incêndio também realiza simulados para a evacuação dos três prédios do TCE. Servidores brigadistas orientam os mais de 800 funcionários do órgão (efetivos, comissionados, estagiários, menores aprendizes e terceirizados) e visitantes a se deslocarem, de forma segura, até a área externa em caso de incêndio e/ou acidentes de outras naturezas.
 
O treinamento conta com a assistência de viaturas do Corpo de Bombeiros e a utilização de fumaça adaptada para dar mais realidade a ocasiões como essa. conselheiros, auditores e procuradores do TCE também participam da atividade, que dura pouco mais de 30 minutos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.