Header Ads

Universitários serão capacitados para a promoção de atividades em Educação Adaptada

(Foto: Lton Santos / Semed)
As inscrições para a capacitação de acadêmicos de Educação Física que trabalharão como árbitros nos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) começam nesta segunda-feira, 24/7, e seguem até o dia 4/8. A expectativa é inscrever 60 universitários da área, a partir do 4º período. O grupo participará de uma qualificação voltada para a educação adaptada, com duração de 40 horas, divididas em atividades teóricas e práticas.
 
Os interessados devem procurar a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/AM), das 8h às 11h, na Avenida Perimetral, Conjunto Castelo Branco, Parque Dez, zona Centro-Sul. A capacitação ocorre no período de 15 a 18 de agosto, das 8h às 12h, na sede da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Coroado, zona Leste.
 
Na programação, os acadêmicos do 4º período de Educação Física terão formação com palestras temáticas como “Os direitos das pessoas com deficiência”, “Jogos adaptados e atletismo”, “Libras para Educação Física” e “Futsal”.
 
A coordenadora do Jaavas da Semed, Shirley Amaral, fez um alerta para que o acadêmicos fiquem atentos ao período de inscrição da formação. Para a educadora, é importante que todos tenham conhecimento e possam saber a funcionalidade dos jogos, que têm no foco os alunos com deficiência.
 
“Esse é um incentivo que a secretaria promove para que mais tarde esses acadêmicos, que vão ser profissionais da área, possam entrar no mercado de trabalho preparados para o atendimento a esse público. É uma forma que a Semed encontrou de trabalhar na base com os acadêmicos”, disse.
 
A estimativa é que os jogos deste ano atendam a aproximadamente três mil estudantes com deficiência, independentemente do grau: leve, moderado ou grave.
 
Jaavas 2017
 
O Jaavas é um programa de inclusão realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que surgiu em 2012, com o oferecimento de atividades motoras adaptadas. Desde lá, vem ganhando espaço no âmbito educacional esportivo, tendo como principal objetivo incluir pessoas com deficiência.
 
Na programação são realizadas 30 atividades, entre elas: bola ao cano, bocha, basquete, futsal, dominó adaptado, vôlei sentado, queimada, taco ao alvo, natação, jogos de piscina, entre outros.
 
As inscrições para 6ª edição dos jogos estão abertas até o dia 31/7 e devem ser feitas por meio do site http://semed.manaus.am.gov.br/jaavas/.
 
Podem participar do Jaavas, que acontece de 21 a 28 de agosto, escolas da rede pública (municipal e estadual), particular e instituições parceiras, que compartilham da educação inclusiva da Semed. A programação é direcionada a alunos com autismo, deficiência intelectual, física, visual, auditiva e síndrome de down. Mais informações podem ser obtidas pelo número 99962-4300.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.