Header Ads

Seo Services

Inscrições abertas para o Programa Jovem Senador para estudantes da rede estadual ensino

O Programa Jovem Senador 2017, tem como tema, “Brasil Plural: Para falar de intolerância” e é destinado aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas estaduais da capital e do interior, com idades entre 16 e 19 anos. O projeto é anual e seleciona 27 estudantes por meio de um concurso de redação, para uma vivência no trabalho dos senadores em Brasília. As inscrições se encerram no dia 18 de agosto.
 
Os alunos participantes farão uma redação e as três melhores serão enviadas para a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), onde passarão por nova seleção, com as redações de todas as escolas participantes.
 
A redação é no estilo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dissertativa, argumentativa e deve conter no mínimo 22 linhas e no máximo 30. O material para inscrição do programa Jovem Senador foi enviado a todas as escolas da capital e do interior e os Coordenadores Distritais Educacionais foram direcionados quanto às instruções que devem passar aos professores orientadores na busca de alcançar o protagonismo juvenil por meio do incentivo à boa prática da política.
 
Como o tema desde ano sugere, o foco é estimular o debate das várias questões em evidência no País para que os jovens entendam que a pluralidade existe e é um direito do outro que deve ser respeitado, o que acaba despertando a vontade de participar da política criando novos projetos de lei, além de despertar um olhar crítico da política nesses estudantes.
 
Os alunos que conseguirem se classificar irão participar de uma comissão de elaboração de um projeto de lei que poderá ser “apadrinhado” por um senador oficial, como existem alguns projetos de estudantes da rede estadual de todo o Brasil, que estão tramitando no congresso, os alunos também recebem uma formação para continuarem o trabalho com mais empenho.
 
O coordenador regional do Programa Jovem Senador, Antonio José Braga de Menezes, falou da importância desse programa nas escolas, “O programa Jovem Senador trabalha a redação e temas como esse nas escolas. Se eu chegasse com um aluno e dissesse a ele assim: ‘vamos fazer uma redação sobre a intolerância’, não é difícil de desenvolver e com certeza eles o fariam tranquilamente”, acredita o coordenador. 
 
Fique atento ao calendário
 
No dia 18 de agosto é o fim do prazo para as inscrições. No dia 22 acontecem as seleções das três redações por Estado. A seleção nacional das redações ocorre no dia 13 de outubro e o início das atividades do Jovem Senador em Brasília será no dia 27 de novembro. A tão esperada cerimônia de posse dos Jovens Senadores 2017 acontece no dia seguinte, 28. Até o momento foram registradas apenas duas redações, no entanto, são esperadas até a data limite das inscrições, no mínimo 50 redações.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.