Header Ads

Técnico da seleção brasileira de Handebol, Jorge Dueñas estará em Manaus


Manaus recebe a partir desta sexta-feira até domingo, de 25 a 27, o Curso Internacional de Handebol, com o renomado técnico da seleção brasileira feminina e medalhista olímpico de bronze com a seleção da Espanha, Jorge Dueñas. Com uma bagagem de competições, o treinador ministrará aulas técnicas e práticas para profissionais da capital e interior do Estado.

O evento recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e inicia às 14h, no auditório da Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro. A ação também utilizará a quadra II do complexo esportivo (verificar cronograma).

Para o curso, é previsto a participação de uma média de 80 pessoas, que terão pela frente um programa que visa disseminar a padronização de procedimentos da modalidade, objetivando tambem o ciclo olímpico de 2017-2020. O conteúdo prático e teórico aborda fundamentos como a defesa, o papel do pivô, inferioridade numérica, sistemas de ataque, entre outros.

"Durante o curso, apresentarei algumas das minhas ideias de jogo que irei realizar com a Seleção. São ideias defensivas mais ativas, ideias ofensivas de jogo mais dinâmico, uma metodologia de ensino na formação de jogadoras e novas tendências de jogo mais rico de ataque e defesa”, destacou Jorge.

As explicações técnicas contarão com a participação de atletas do Estado, 21 por curso, sendo três por posição, indicadas pela Liga de Handebol do Amazonas (Liham). Desta forma, Jorge Dueñas irá observar jogadoras que podem futuramente integrar a Seleção.

Além de Manaus, o Curso passa por Goiânia (GO), Balneário Camboriú (SC) e Maceió (AL). Para o presidente da Liham, Auricélio Andrade, o evento vai aperfeiçoar professores e técnicos locais, mas tambem incentivá-los na promoção dos atletas.

“Estamos felizes com essa oportunidade. Essa é a primeira vez que o Jorge vem a Manaus para este curso e vai chegar aqui na quinta-feira, dia 24, às 14h, e estamos ansiosos em poder desfrutar de todo o conhecimento deste profissional que é referência e que, com certeza, vai trazer incentivo e ainda mais impulso para nossos professores e técnicos, na formação e busca por atletas”, destacou Andrade.

O curso terá pouco mais de 20 horas nos três dias e é uma das primeira ações do técnico fazendo parte da seleção brasileira. “O curso vai ser puxado, pois serão três dias intensos, mas acredito que temos que aproveitar ao máximo, pois não sabemos quando ele retornará. Essa é uma ação dele como técnico da seleção e, assim que finalizada nos outros estados, ele começa a dar atenção total ao time brasileiro, visando as Olimpíadas. Além disso, nós do handebol somos apaixonados, e se precisasse ficaríamos 24 horas neste curso para adquirir conhecimento”, destacou Auricélio.

Jorge Dueñas

Dueñas tem no currículo a medalha de bronze de Londres 2012, dirigindo a Espanha. Quatro anos antes, já havia levado as espanholas à prata no Europeu de 2008. No Mundial de 2011, em São Paulo, seu time bateu o Brasil por apenas um gol, ficando com o bronze em campanha importante. Nas Olimpíadas da Rio-2016, ele conduziu o time à sexta posição.

A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) oficializou em junho deste ano o nome do novo treinador da seleção feminina na missão de substituir o dinamarquês Morten Soubak, que trabalhou oito anos na seleção brasileira e formou um dos mais importantes times do handebol internacional, ganhando inclusive o título mundial em 2013.

Cronograma - Curso Internacional de Handebol

Sexta- feira 25/ 08
14h - Abertura do curso -  Auditório da Vila Olímpica, Dom Pedro
14h30 às 16h - Curso Teórico - Auditório da Vila Olímpica, Dom Pedro
16h às 19h – Curso Prático – Quadra II da Vila Olímpica, Dom Pedro

Sábado – 26/08
09h às 11h - Curso Teórico - Auditório da Vila Olímpica, Dom Pedro
11h às 13h - Curso Prático – Quadra II da Vila Olímpica, Dom Pedro
15h às 17h - Curso Teórico - Auditório da Vila Olímpica, Dom Pedro
17h às 20h - Curso Prático – Quadra II da Vila Olímpica, Dom Pedro

Domingo – 27/08
10h às 12h- Curso Teórico - Auditório da Vila Olímpica, Dom Pedro
12h às 14h - Curso Prático – Quadra II da Vila Olímpica, Dom Pedro
15h às 17h - Curso Teórico - Auditório da Vila Olímpica, Dom Pedro
17h às 19h - Curso Prático e Encerramento – Quadra II da Vila Olímpica, Dom Pedro

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.