Defensoria Pública fez mais de 500 atendimentos pelo Disk 129

Foto: Divulgação/DPE-AM
 A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) atendeu 524 pessoas por meio do Disk 129 em uma semana, com a implantação do projeto piloto de novo modelo de atendimento. Desde o dia 28 de agosto, a unidade da DPE-AM do PAC Alvorada, na zona centro-oeste de Manaus, iniciou o agendamento por telefone para atender os assistidos da instituição. Com o novo modelo, o objetivo é eliminar filas nas unidades da Defensoria Pública e melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população.

No balanço da última segunda-feira até esta sexta, 524 pessoas foram atendidas por meio do número de telefone 129. Do total de ligações, 159 foram para agendar atendimento na unidade do PAC Alvorada. Outras 233 pessoas ligaram para obter informações gerais e 132 foram encaminhadas às demais unidades da Defensoria Pública.

“Esses números significam que as filas já diminuíram na primeira semana do projeto piloto. Significa que as pessoas agendaram seus atendimentos na unidade do PAC Alvorada sem precisar sair de casa. Também há aquelas que receberam informações sem ter que ir à unidade e outras que já foram encaminhadas para as unidades que atenderão as suas demandas específicas”, afirmou o coordenador do Disk 129, defensor público Thiago Nobre Rosas.

Estrutura ampliada - Para a implantação do projeto piloto do novo modelo de atendimento, a Defensoria Pública ampliou a estrutura do Disk 129 e promoveu capacitação visando preparar a equipe para realizar agendamentos e qualificá-la para o aumento da demanda por informações por telefone. A DPE-AM também atualizou o sistema de gestão de interno da Defensoria Pública, chamado de Próton, para disponibilizar o serviço de agendamento.

Também foram atualizados os dados referentes às informações prestadas à população no que se refere aos locais de atendimento, horários de funcionamento das unidades, quem são os defensores que atuam em cada núcleo e os números de telefones de cada unidade.

Com o projeto piloto, inicialmente estão sendo agendados para a unidade do PAC Alvorada 25 atendimentos por dia, de segunda a quinta-feira, das 08h às 14h. As sextas-feiras são reservadas para as audiências de conciliação e retornos. As ligações para o número 129 são gratuitas e podem ser feitas de qualquer telefone, inclusive pré-pagos.

Novo modelo – O projeto do novo modelo de atendimento é fruto do processo de modernização administrativa que está sendo implantado pela DPE-AM com apoio do Instituto Áquila, que presta consultoria na área de gestão. Nesse processo, o diagnóstico feito sobre a instituição identificou a oportunidade de eliminar as filas de atendimento, que hoje existem em todas as unidades e, em especial, naquelas que atendem a área de família, que representa a maior demanda da população.

De acordo com o defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, essa experiência de atendimento já existe em outras Defensorias Públicas do País com sucesso, o que traz confiança sobre o novo modelo. “A nossa expectativa é de que em até 90 dias seja avaliada a ampliação do serviço para outras unidades. A projeção é que, em um ano, já consigamos fazer o agendamento por telefone em todas as unidades da Defensoria”, afirma.

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da Redação - Manaus/AM

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