Header Ads

Galeria dos Remédios recebe ações de saúde


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) organizou nesta quinta-feira, 14/09, a oferta de serviços de saúde na Galeria Popular dos Remédios, localizada na rua Miranda Leão, bairro Centro, zona Sul de Manaus. Além de atendimento médico, a população teve acesso a serviços como vacinação, aferição de pressão arterial, dispensação de medicamentos, orientações em nutrição, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C.

A programação faz parte das ações do Projeto Saúde nas Galerias, iniciado no mês de agosto, que tem como objetivo ampliar e divulgar as ações da Atenção Básica. O projeto foi elaborado para acontecer duas vezes ao mês, com um dia de ação na Galeria dos Remédios e outro na Galeria Espírito Santo, tendo como público alvo os microempresários, trabalhadores, clientes e frequentadores.

“Um dos objetivos é fortalecer as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde oferecidos na rede municipal”, afirma o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

Uma das beneficiadas com a ação na manhã desta quinta-feira, na Galeria dos Remédios, foi a professora aposentada Maria Aparecida Pereira da Silva, 69 anos, moradora do bairro Cidade Nova, zona Norte, que aproveitou a oportunidade para procurar atendimento médico.

“Fiquei sabendo dessa ação na galeria por uma notícia no rádio. Como na Unidade de Saúde ainda teria que aguardar alguns dias para o agendamento da consulta, achei melhor aproveitar o atendimento médico imediato na galeria. Fiz a consulta com o clínico, peguei o encaminhamento para os exames e também vou tomar a vacina contra hepatite”, infirmou Maria Aparecia.

Atendimento – O projeto Saúde nas Galerias está sendo executado por profissionais do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) e também pretende oferecer ações de Educação em Saúde abordando temas como saúde bucal, hipertensão, diabetes, prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), e combate ao tabagismo.

No mês de agosto, quando aconteceram as duas primeiras ações nas galerias dos Remédios e Espírito Santo, o projeto registrou 129 consultas médicas, a aplicação de 74 doses de vacinas contra doenças como difteria, tétano, hepatite, febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola.

Também foram realizados 652 testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C (oito casos de sífilis e um de hepatite foram detectados); 55 testes com o monoxímetro, instrumento que mede o nível de monóxido de carbono nos pulmões (sendo 15 encaminhados para tratamento contra o tabagismo); e 45 orientações em saúde bucal.

Na ação realizada na última terça-feira, 12/09, na galeria Espírito Santo, na rua 24 de Maio, nº 106, Centro, houve um total de 66 consultas médicas, foram aplicadas 147 vacinas, 100 testes com o monoxímetro, 240 testes rápidos e 50 atendimentos para orientação em saúde bucal.

“Como as ações acontecem no centro comercial de Manaus, o projeto tem beneficiado a população de diferentes bairros. Após consulta médica, quando há necessidade, é feito o encaminhamento para a continuidade do atendimento com especialistas nas policlínicas ou na Unidade Básica mais próxima da residência do paciente. É uma forma de inserir a população na rede de atendimento, aproximando os serviços dos usuários, garantindo o acesso e a resolutividade dos problemas de saúde”, explicou o chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Disa Sul, enfermeiro Dario Aguiar.

De acordo com o calendário estabelecido para o projeto, as próximas edições na Galeria dos Remédios, localizada na rua Miranda Leão, serão nos dias 03/10, 16/11 e 14/12. Na galeria Espírito Santo, localizada na rua 24 de Maio, 05/10, 14/11 e 12/12. O horário de atendimento, em ambas as galerias é entre 9h e 13h.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.