Inscrições para o 2º Simpósio Municipal de Educação Física Adaptada iniciam na próxima segunda


As inscrições para o 2° Simpósio de Educação Física Adaptada de Manaus (Sefam) iniciam, na próxima segunda-feira, 18/9 e seguem até o dia 13 de outubro, das 8h às 12h, na sala dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-AM), localizada na avenida Perimetral Sul, Parque 10 de Novembro, zona centro-sul da cidade. O evento será realizado entre os dias 19 e 20 de outubro, em tempo integral, no auditório da Universidade Paulista (Unip), localizada na avenida Mário Ypiranga.

A realização do evento é do Jaavas, um programa de inclusão da Prefeitura de Manaus, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que a partir de atividades motoras adaptadas, visa divulgar os direitos das pessoas com deficiência e mostrar as potencialidades dos alunos por meio do esporte/educação.

O objetivo principal do simpósio é reunir uma rede de professores da rede pública, a fim de compartilhar informações e projetos que possam nortear a educação física adaptada no município de Manaus.

Serão disponibilizadas um total de 300 vagas, das quais 280 para os professores de educação física da Semed e 20 para os profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Para participar do evento, os educadores devem levar a xerox do RG e contracheque, preencher uma ficha cadastral e doar uma lata de leite, que será destinada à ong Associação de Apoio à Criança com HIV (AACH) – Casa Vhida.

A coordenadora do Jaavas da Semed e do evento, Shirley Amaral, alerta para o período de inscrição e convoca os professores de educação física para participar do evento, que será fundamental no trabalho diário com os alunos inclusos.

“Nosso meta principal é proporcionar uma formação ao professor, para que ele possa atender de forma adequada os alunos da rede municipal. Temos hoje mais de 4 mil alunos com deficiência inclusos, sendo atendidos em toda rede municipal de ensino”, declara.

De acordo com a educadora, a legislação brasileira exige que os profissionais busquem novos métodos e caminhos para trabalhar com alunos com deficiência, para que possam realizar as atividades pedagógicas com cada vez mais qualidade.

“A lei brasileira de inclusão diz que nós temos que criar meios para que os profissionais possam trabalhar com a pessoa com deficiência. A Semed tem essa preocupação. Já trouxemos professores até do Comitê Paralímpico Brasileiro”, observa Shirley.

Programação
Dia: 18/10
14h – 17h – Credenciamento e entrega de kits no hall da Semed (haverá coleta de doação de um quilo de leite)

Dia: 19/10
9h – Palestra: Políticas Públicas Educacionais do Município - Prof. Msc. Claudenilson Pereira Batista
10h – Palestra: Psicomotricidade - Prof. Msc. Alexandre Romano
11h30 – Intervalo
13h30 – Palestra: Educação Especial, Educação Inclusiva e Adaptações Curriculares - Prof. Esp. Cleutemberg Barros Gama
15h30 – Mostra de trabalhos

Dia: 20/10
8h – Palestra: Educação Física e Inclusão - Prof. Dr. Ronaldo Gonçalves de Oliveira – Sesi Suzano (SP)
13h30 – Palestra: Voleibol Sentado - Prof. Dr. Ronaldo Gonçalves de Oliveira – Sesi Suzano (SP)
16h – Encerramento

Foto: Lton Santos / Semed


Comprtilhe no Google Plus

da Redação - Manaus/AM

0 comentários:

Postar um comentário