Header Ads

Seo Services

Órgãos de Segurança recebem curso de Operações de Inteligência do Ministério da Justiça

Foto: Liz Souza
Policiais e delegados que atuam na Segurança Pública do Amazonas, Maranhão e Piauí participam, a partir desta segunda-feira (18), em Manaus, do Curso de Operações de Inteligência (COI), realizado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A abertura aconteceu no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O Curso, realizado em parceria com a SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), acontece em todo o Brasil e está em sua 11ª edição. A capacitação tem duração de duas semanas e o objetivo é qualificar os agentes de inteligência na aplicação de técnicas operacionais para obtenção de dados não disponíveis.

Na abertura, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Carlos Alberto de Andrade, destacou a importância dos setores estratégicos de Inteligência para o combate ao tráfico de drogas e crime organizado no Amazonas. “Essa iniciativa é muito importante, pois sem capacitação não vamos a lugar nenhum. E é a atividade de Inteligência que nos norteia nas ações de Segurança para combater o narcotráfico e o crime organizado”, pontuou.

Segundo dados da SSP-AM, cerca de 80% dos crimes que acontecem no Amazonas estão ligados ao tráfico de drogas. Nos últimos três anos, ações de Inteligência dos órgãos integrados já levaram à apreensão de aproximadamente 30 toneladas de drogas no Estado e à prisão de líderes de facções criminosas.

O delegado da Polícia Civil da Bahia, Hélio Jorge Paixão, representante da Senasp, ressaltou a necessidade de capacitação na área de Inteligência. “Trazendo capacitação para uma área tão sensível como Inteligência, nós vamos avançar nas ações de combate à criminalidade. E não podemos trabalhar com inteligência sem trabalhar com integração”, concluiu.

Também estiveram presentes na abertura do curso o comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, o delegado-geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, o comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Alberto Tupinambá, e a secretária executiva-adjunta de Inteligência, Tâmera Assad.

Aula inaugural – A primeira palestra do Curso de Operações foi dada pelo Delegado Federal, Mauro Spósito, ex superintendente da Polícia Federal no Amazonas, e especialista em ações contra o crime organizado na região.

Com o tema “Crimes Transfronteiriços”, a palestra abordou a questão dos países de fronteira que exportam droga para o Brasil, principais drogas, facções criminosas e métodos consagrados internacionalmente para enfrentamento ao crime organizado.

As demais aulas acontecerão no Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), localizado na avenida Professor Nilton Lins, s/n, na Universidade Nilton Lins.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.