Header Ads

ÁUDIO | Prefeito Arthur Neto destaca maior colaboração entre prefeitos do Amazonas

Foto: Alex Pazuello / Semcom
Convidado para palestrar nesta quarta-feira, 13/9, no Diálogo Municipalista 2017, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), reforçou a importância de uma maior colaboração entre as prefeituras do Amazonas. Arthur propôs uma troca de experiência mais efetiva com os representantes da administração pública do interior, oferendo ainda o conhecimento técnico da capital em ações bem sucedidas e que podem representar melhorias aos demais municípios do Estado.

“Temos alcançado resultados significativos na área financeira, fruto de uma gestão fiscal responsável e de investimentos na modernização das estruturas da prefeitura. Nossa proposta é compartilhar o conhecimento que temos nessa e em outras áreas da administração para que os demais municípios amazonenses também alcancem destaque, fortalecendo o nosso Estado e a nossa economia. Isso é interesse de todos nós prefeitos amazonenses”, reforçou o prefeito.

Participando do painel “Desenvolvimento Territorial Responsável: desafios de desenvolvimento econômico face aos problemas estruturais e conflitos de terra na Amazônia”, Arthur defendeu a exploração sustentável da Floresta Amazônica e das riquezas naturais. “Defendo a geração de emprego e renda que seja fruto de uma economia aliada à ecologia, como é feito na Costa Rica. Temos um potencial imenso nessa área, com o desenvolvimento de fármacos e biojoias, ainda não explorado. É preciso mais vontade política federal e estadual para criar uma nova e consolidada matriz econômica ao Amazonas, que se somará a Zona Franca e colocará a nossa Região em outro patamar de desenvolvimento”, defendeu.

Entre os demais temas debatidos no encontro estão: a Lei de Responsabilidade Fiscal, a otimização dos recursos públicos e as práticas e iniciativas de sucesso de cada local. Em dois dias de evento, a edição regional do Diálogo Municipalista, coordenada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), reuniu prefeitos do interior do Amazonas e ainda representantes da Associação Amazonense de Municípios (AAM), do Ministério de Meio Ambiente (MMA), do Banco de Desenvolvimento da América Latina, dentre outras respeitas instituições de fomento ao desenvolvimento social e crescimento econômico.

“Nós queremos chamar atenção do governo federal para o fato de que a Região Norte precisa de um olhar diferenciado quando o assunto são as questões ambientais, por sua grande extensão territorial e demais especificidades. Teremos alguns encaminhamentos em Brasília, no sentido de buscar ações com resultados mais efetivos para a Amazônia”, disse Hugo Lembeck, tesoureiro da CNM.

Na Região Norte, além de Manaus, Belém também recebeu o evento, que já realizou 18 encontros regionais.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.