Header Ads

Primavera dos Museus terá palestra sobre arqueologia da Igreja da Matriz

Foto: Jhonata marques
A Catedral Metropolitana de Manaus, popularmente conhecida como “Igreja da Matriz”, localizada no Centro Histórico, será tema de palestra durante a 11ª Primavera de Museus. No dia 18/9, as arqueólogas Margaret Cerqueira e Vanessa Benedita apresentam a “Arqueologia Histórica: A Memória da Igreja da Matriz”, às 14h30, no Les Artistes Café Teatro, localizado na Avenida Sete de Setembro, Centro.

Margaret explicou que a palestra será direcionada a partir da história arqueológica da igreja, desde sua construção até os dias de hoje. “Iremos abordar a história desde a igreja primitiva até a atual, fazendo uso da historiografia disponível e das pesquisas de arqueologia “Catedral em pedaços”, coordenada pela arqueóloga Arminda Mendonça em 2002”, ressaltou.

Segundo a arqueóloga, o monitoramento arqueológico teve início em abril de 2016 e está em curso, com previsão de término para o dia 15 de novembro de 2017. A palestra também abordará sobre o Monitoramento Arqueológico na Requalificação da Praça da Matriz.

A 11ª Primavera dos Museus é uma proposta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e nesta edição contará com a participação de 900 museus em todo o país, com mais de 2,5 mil atividades. Em Manaus, sob coordenação da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) serão promovidas exposições, visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de documentários, no Café Teatro e no Paço da Liberdade.

Não é necessária inscrição para participar das palestras. Todas as atividades são gratuitas. O Les Artistes Café Teatro está localizado na Avenida 7 de setembro, 377, no Centro.


Programação
No dia 20/9, acontecerá a visita monitorada na Praça Dom Pedro II e no Paço da Liberdade, coordenada pelo diretor do Paço, Leonardo Novellino, das 09h30 às 11h30, que tem como tema “A memória Mítica do Museu”.

Além da palestra, no dia 22/8, no Café Teatro, será exibido um filme com relatos de moradores que residem no entorno do Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus, das 14h30 às 16h30.


Serviço
O que: Palestra Arqueologia Histórica: A Memória da Igreja da Matriz
Quando: 18/09( segunda-feira) das 14h30 às 16h30
Onde: O Les Artistes Café Teatro Avenida 7 de setembro, 377, no Centro.
Quanto: Gratuito


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.