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Projeto Ajuri desperta o interesse dos alunos da Escola Dorval Porto pela matemática

Alunos do Ensino Médio turno matutino da Escola Estadual Dorval Porto, bairro Crespo, Zona Sul de Manaus, apresentaram mais uma edição do Projeto Ajuri com o tema “As multifaces da Matemática”, ocorrido na manhã da última sexta-feira (15). As turmas exibiram trabalhos sobre acadêmicos das mais diversas formas que a matemática adquire no dia a dia. A escola faz parte da Coordenadoria Distrital Educacional 2 (CDE2) da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC).
 
Ajuri é uma palavra de origem indígena, significa trabalho feito em mutirão, o projeto existe na escola desde de 1997 na escola somente com literatura, mas com o passar dos anos se desenvolveu e atualmente é interdisciplinar, abrangendo todas as disciplinas, e tem como objetivo proporcionar a comunidade escolar uma abrangência nas áreas dos componentes curriculares, por exemplo, a matemática que é o tema desde ano, além de desenvolver o cognitivo dos educandos na resolução de problemas que envolva a matemática.
 
Dentre os temas abordados estavam: matemática e o tema transversal meio ambiente e água; vocábulos matemáticos; jogos matemáticos; curiosidades, músicas, poemas e humor matemáticos; formas geométricas dos objetos; matemática e as profissões; matemática e as tecnologias e matemáticos famosos. As apresentações foram abertas à comunidade e funcionários da própria escola, que também assistiram as apresentações. A cada sala visitada era evidente o empenho dos alunos, do chão ao teto, da ornamentação à apresentação.
 
Os alunos da turma 1 da 1ª série do Ensino Médio, com o tema Matemática e o tema transversal “Meio Ambiente” Água, capricharam na apresentação e na ornamentação da sala e mostraram os muitos problemas ocasionados pela falta de sensibilidade no uso desse recurso importante para a humanidade, entre várias outras problemáticas. A estudante Paula Dourado, 15, acredita que talvez com o trabalho apresentado pela classe possa despertar a consciência das pessoas que assistiam e relevou ter mudado de atitude por conta do que aprendeu com o trabalho, “Eu passei a ter depois que tomei consciência do quanto aquilo afeta a população que está em constante crescimento, durante a pesquisa nós vimos casos devastadores e esse conhecimento abriu mais a minha mente, tenho certeza que eu vou levar sempre”, disse Paula.
 
Os estudantes do 2º ano 1 apresentaram o tema: Curiosidades, músicas, poemas e humor Matemáticos. Eles promoveram uma dinâmica com questões matemáticas, explicando, por meio de uma pequena encenação de teatro, a utilização da matemática no cotidiano. Fizeram, também, apresentação de poemas, dança com músicas de letras que diziam respeito à matemática, além da apresentação oral. A aluna Brenda Almeida Paiva conduziu a dinâmica sobre a matemática e falou sobre a sua paixão pela disciplina. “Matemática é um assunto que eu amo  e me contagia, meus colegas e eu estamos nos empenhando muito nesse trabalho. Foram mais de dois meses e é um trabalho que realmente nós queremos tirar uma boa nota. Eu quero fazer faculdade de contabilidade ou engenharia e quero levar a matemática para a vida, assim como eu quero que as pessoas levem para o cotidiano delas”, declarou Brenda.
 
O coordenador do projeto Ajuri, Joel Almeida de Araújo, descreve como uma grande satisfação estar à frente do projeto. “É uma grande satisfação que a gente vê que os alunos gostam do projeto. Eu gosto de trabalhar dessa forma, em grupo, então eles acabam se tornando protagonistas do próprio conhecimento e nós somos professores, somos apenas setas apontando o caminho”, afirma Joel.
 
A professora de matemática, Nara Silva, acredita que o tema do projeto vai ajudar os alunos a terem um novo olhar sobre a disciplina. “Geralmente a matemática é vista como um problema para os alunos, porque eles não gostam da matéria, não tem afinidade com assunto justamente por eles não conseguirem estabelecer a ralação entre a matemática e coisas do cotidiano. A matemática é vista de uma forma errada. Com a feira,  com certeza aumentou mais a curiosidade deles para o tema, eu como professora me sinto gratificada por isso, porque o professor de matemática é sempre o terror da escola. A partir daqui eles terão um outro olhar”, disse a professora
 
O professor Jonas de Souza Oliveira, 29, considerou gratificante ver a matéria como tema do projeto Ajuri. “Eu recebo com grande alegria porque  primeiramente os nossos alunos  tem uma grande dificuldade  e existe aquele paradigma na cabeça deles de que a matemática é complicada, difícil. É cálculo, conta, e a partir de um evento como esse pode-se perceber que não é somente isso que está no cotidiano.  Está inserido em profissões e isso abre um leque muito grande na cabeça deles. A matemática é a ciência que envolve todas as profissões”, disse o Jonas.
 
O gestor Wellyngton Miranda Mesquita, 34, falou sobre as atividades e acredita estar contribuindo com o aprendizado dos alunos. “Essas atividades são inesquecíveis para os alunos e eles podem mostrar a sua criatividade e conteúdo. Nesse ano, o Ajuri vem com o tema matemática e a gente espera estar contribuindo para o crescimento intelectual desses alunos”, desejou o gestor.
 

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