UEA sediará Encontro Regional de Informática 2017


A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediará nos dias 25 (segunda-feira) e 26 (terça-feira) de setembro o congresso acadêmico IV Escola Regional de Informática da Região Norte (Erin) 2017. O evento será realizado na Escola Superior de Tecnologia (EST - Avenida Darcy Vargas, nº 1.200, Chapada, zona centro-sul).

Os interessados devem se inscrever por meio do link disponível no erin2017.eventos.inf.br e os valores variam de R$40,00 a R$280,00.

A programação contará com a presença dos professores Altigran Soares da Silva e Celson Lima, além de dez minicursos, palestras, mesa redonda. O evento é voltado para docentes, discentes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais de informática que buscam atualização técnico-científica.

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O encontro abordará temas como banco de dados, bioinformática, computação de alto desempenho, computação em nuvem, desenvolvimento de software educacional, educação à distância, engenharia de software, geoinformática, governança da informação, informática para biodiversidade, informática e educação, internet das coisas, interação humano computador, inteligência artificial, jogos e entretenimento, recuperação da informação, redes de computadores, sistemas embarcados, sistemas multimídia e hipermídia, segurança da informação, tecnologia web, web semântica, etc.

O IV Escola Regional de Informática da Região Norte I (IV ERIN 2017 Amazonas e Roraima) é um evento centrado na Área da Computação e Sistemas de Informação a partir de uma visão profissional e acadêmica, que tem como objetivo principal levar conhecimento, informar e debater temas relevantes da área de informática que estejam em evidência no país e no exterior para o enriquecimento acadêmico e profissional dos docentes, discentes e profissionais, bem como proporcionar o fortalecimento do intercâmbio entre as universidades, as instituições, as indústrias e as empresas da região.

É um evento apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem registro no International Standard Serial Number (ISSN).

A região norte, sendo a maior região do Brasil, conta hoje com três secretarias regionais: Norte 1 (Amazonas e Roraima); Norte 2 (Pará e Amapá); e Norte 3 (Acre e Rondônia). Nesta existem diversas instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, entretanto, devido à localização geográfica, que propicia o isolamento, eventos técnico-científicos na área da computação, ciência da informação, desenvolvimento, da aplicação de tecnologias e área afins são de pouca ocorrência.

Apesar das dificuldades incontestáveis enfrentadas pela comunidade da computação na região Amazônica, a Sociedade Brasileira da Computação (SBC) tem promovido iniciativas, que inclui eventos das Escolas Regionais, as quais têm recebido total apoio e adesão das instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento.

A área de informática está presente nos diversos centros de ensino médio e superior da região e empresas desenvolvedoras de tecnologia na região, sendo visível a necessidade de maior integração e alinhamento entre a academia, indústria e sociedade em geral.
Comprtilhe no Google Plus

da Redação - Manaus/AM

0 comentários:

Postar um comentário