Header Ads

Equipe do SAMU Manaus treina profissionais da saúde no Alto Solimões

Foto: Divulgação / SAMU
Três enfermeiras e um técnico em enfermagem do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU Manaus) estão em Tabatinga, município distante 1.105 quilômetros de Manaus, realizando até quinta-feira, 5/10, capacitação em Urgência e Emergência pré-hospitalar para profissionais daquela localidade. Participam dos cursos, condutores e técnicos de enfermagem do SAMU Tabatinga, membros do Corpo de Bombeiros, Atenção Básica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que os profissionais do SAMU Manaus estão desenvolvendo atividades teórico-práticas de Suporte Básico de Vida (SBV), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), atendimento ao trauma, desastre e catástrofe, parto normal e emergências psiquiátricas.

“Já estivemos no mês passado em Benjamin Constant, e agora em Tabatinga, para ministrar cursos que fazem parte do acordo de apoio técnico firmado pela Prefeitura de Manaus, com cidades do interior do Amazonas, para o treinamento de profissionais de saúde que atuam no SAMU de cada município”, salienta Magaldi.

A chefe do Núcleo de Educação Permanente de Urgência do SAMU, enfermeira Leda Sobral, coordena as atividades auxiliada pelas enfermeiras Ellen Palmeira e Lídia Freitas e pelo técnico em enfermagem, George Ulisses.

“Os cursos são oferecidos com a intenção de dar suporte técnico especializado com as novidades no atendimento de urgência aos profissionais que estão em regiões distantes da capital. É mais adequado nos deslocarmos para essas áreas, em razão da logística mais rápida ser feita apenas de avião. Nós entramos com os recursos humano e material e toda a despesa de hospedagem é paga pela administração dos municípios”, ressalta Leda.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.