Header Ads

Seo Services

Exposição sobre o sauim-de-coleira segue até quarta-feira

Foto: Lton Santos/ Semed
Até a próxima quarta-feira, 11/10, os interessados em conhecer a exposição fotográfica “Saium-de-coleira: uma espécie que pede socorro” poderão conferir a mostra, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), localizado no mezanino do Manauara Shopping, no piso Açaí (G3), do centro comercial. O local é administrado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da coordenação da Oca do Conhecimento Ambiental do órgão.

Composta por 16 fotografias, a exposição tem o objetivo de mostrar às pessoas as ameaças enfrentadas pelo animal silvestre, bem como possíveis soluções para evitar que a espécie seja extinta do meio ambiente. As imagens são de fotógrafos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ambos ligados ao Ministério do Meio Ambiente.

A ideia principal da exposição, conforme a coordenadora das Ocas da Semed, Gina Gama, é conscientizar a população manauara sobre a situação do animal silvestre e mostrar como a sociedade pode intervir com práticas ambientais positivas que evitem a extinção da espécie.

“É importante divulgar para a população em geral sobre a importância de preservar e apresentar a realidade deste animal, os fatores que estão levando à extinção dele, como o crescimento desordenado da cidade e o desmatamento de áreas verdes. Por isso, é importante difundirmos e conscientizarmos as pessoas sobre a situação deste animal, falar o que podemos fazer para ajudarmos a reverter a situação crítica em que ele se encontra”, destacou.

Mais de 100 pessoas já prestigiaram a exposição. O estudante de farmácia, Augusto Coelho, foi uma delas. Ao ver as fotos, o universitário ficou chocado com a realidade dos animais. “Estas fotos são realmente chocantes, pois retratam uma dura realidade que, na minha opinião poderia ser revertida por meio de legislações mais rígidas”, observou.

A exposição, além das fotos, também apresenta dados e informações relevantes sobre o animal, como, por exemplo, o habitat dele está limitado a apenas três municípios do Amazonas: Manaus, Itacoatiara e Rio Preto da Eva.

Para a estudante Alana Rodrigues, que visitou a exposição na tarde desta segunda feira, 9, este dado é preocupante, porque reforça as estatísticas que apontam a extinção do saium-de-coleira. “Este animal é daqui, deveria ter mais espécies vivas e em outros municípios. Eu espero que este animal seja mais cuidado e que ele não deixe de existir”, avaliou.

Semana do Sauim
A mostra fotográfica inicia as festividades da “Semana do Sauim”, que ocorrerá entre os dias 16 e 21 de outubro, e contará com uma programação diversa, incluindo uma audiência pública a ser realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), no dia 20 de outubro, a partir das 9h, com o intuito de apresentar e debater a proposta do corredor ecológico do sauim-de-coleira. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico http://pro-sauim.org/.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.