Header Ads

Seo Services

Mais de 100 escolas estaduais participam da seletiva do Circuito de Experimento de Baixo Custo


A seletiva da segunda etapa do II Circuito de Experimentos de Baixo Custo de Ciência da Natureza das Escolas Estaduais do Amazonas (CEBAC) acontece a partir desta quinta-feira (5) e segue até o dia 30 de outubro em todas as sete coordenadorias distritais de educação da capital, em horário específico de acordo com o cronograma.

O Circuito é uma realização da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM), por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), que busca tornar as aulas mais atrativas e estimular o interesse cientifico dos alunos, além de ser um concurso eletivo que procura maior destaque nos experimentos científicos desenvolvidos na área da Ciência da Natureza com aplicação de materiais de valores acessíveis.

Alunos, juntamente dos professores da rede estadual inscritos no Circuito, dependendo da modalidade que se adequam, vão competir em seis categorias:


Categoria 1: 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais (Ciclo Regular, Projeto Avançar e EJA).
Categoria 2: 6º ao 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais (Ciclo Regular, Projeto Avançar e EJA).
Categoria 3: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais (Ciclo Regular, Projeto Avançar e EJA).
Categoria 4: Experimentos de Biologia da 1ª a 3ª série do Ensino Médio (Ensino Regular e EJA).
Categoria 5: Experimentos de Física da 1ª a 3ª série do Ensino Médio (Ensino Regular e Eja).
Categoria 6: Experimentos de Química da 1ª a 3ª série do Ensino Médio (Ensino Regular e EJA).


Na primeira fase, os professores apresentaram os experimentos aos alunos nas escolas onde lecionam e depois orientaram, acompanharam a realização das atividades e os incentivaram a executarem seus próprios trabalhos. As experimentações podiam ser criadas, adaptadas ou reproduzidas, desde que fizessem a devida citação de autoria. Cada escola participante, após a realização dos experimentos por parte dos alunos, por meio do professor, precisou fazer uma seleção para escolha de um experimento, e assim entrar na segunda etapa do Circuito.

Essa segunda fase na capital, os 108 experimentos inscritos terão que participar da eliminatória por CDE, os locais disponibilizados pelas coordenadorias para ser apresentados os experimentos das escolas, consequentemente, cada coordenadoria levará para final um experimento por categoria.

Cronograma
DATA
CDE
LOCAL
HORÁRIO
N° de escolas
05/10/2017
CDE 3
EETI Petrônio Portela
14h
11
10/10/2017
CDE 5
CETI Elisa Bessa
08h
24
20/10/2017
CDE 2
CETI Gilberto Mestrinho
08h
19
18/10/2017
CDE 1
Instituto de Educação do Amazonas
08h
14
26/10/2017
CDE 7
E.E. Ana Neire
08h
5
27/10/2017
CDE 6
E. E. Júlio César de Moraes Passos
14h
17
30/10/2017
CDE 4
CETI Áurea Braga Pinheiro
07h30
18

Critérios de Avaliação
Os experimentos das escolas serão avaliados por uma comissão julgadora, será composta por professores de Ciências da Natureza, convidados da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da SEDUC Sede. Os estudantes, por meio dos seus devidos professores, serão julgados com notas de 0 (zero) a 10 (dez) pelos 6 critérios previsto no edital. A nota final será com a soma atribuídas nos critérios.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.