Header Ads

Marie Raz lança sua coleção de moda no Casarão de Idéias

Foto: Holger Spiegel
Texturas e cores se misturam a transparência na coleção AM-01, da estilista Mariana Razuk, uma proposta moderna que será lançado nesta terça-feira (31), no Centro Cultural Casarão de Idéias (rua Barroso, 279, Centro). O desfile começa às 20h e aberto ao público.

A coleção é uma continuidade do trabalho desenvolvido em sua última coleção que misturava estampas camufladas com o uso de peças típicas do Japão. “Minha coleção é baseada em inspirações dos momentos que vivo. Então, como estou radicada aqui em Manaus sempre faço passeios pela cidade e pela selva. Então, pensei em usar as texturas e as cores que eu enxergava”, declara a estilista.

Mariana conta que o processo começou com colagens. Em seguida ela montou os croquis e foi misturando os meus desenhos as colagens com modelos de revistas. “Quando monto meus looks, procuro muito trabalhar com tecidos naturais como algodão”, conta.

Outro fato curioso em seus processos criativos, ela conta que procura não assistir aos desfiles para não ter influência. “Não busco as tendências das estações em desfiles convencionais. Me inspiro no vivo no meu dia-a-dia”, explica.

A coleção AM-01é formada por onze look completos de peças exclusivas e demorou aproximadamente três meses sua total construção. “Foram quase noventa dias de processo criativo. Todas as peças são exclusivas para esta temporada. Após o desfiles as peças estarão à venda e não serão mais reproduzidas”, diz a autora.

Engana-se quem pensa que as peças são para modelos masculinos, todos os looks são unissex com cores inspiradas na Amazônia. “Busco sempre fazer peças que podem ser utilizadas por todos. A moda pode fazer isso. Eu quero dar essa oportunidade para os homens e mulheres. Gosto de inovar na modelagem, não só nas cores”, conclui Mariana.

Espaço Ideia
Segundo o João Fernandes, diretor do Casarão de Idéias, o lançamento da coleção AM-01, faz parte do projeto de reinauguração do Casarão de Idéia, que tem o objetivo de fomentar e possibilitar oportunidades para os empreendedores culturais. “Sempre buscamos oportunizar os criadores de ideias, e a moda faz parte do cotidiano das pessoas. No “Espaço Ideias” – loja que funciona na sede da entidade – temos esse compromisso de divulgar os autores de várias linhas e seus produtos”, conta o diretor.

Ela ainda explica, que agregar pensamentos diferente pode fortalecer o polo cultural e ampliar o diálogo com os artistas do circuito de moda. “O Casarão é um dispositivo cultural que está aberto a todas as manifestações culturais”, conclui.

Carreira
Mariana Raz é paulista e formou-se em Moda na Alemanha. Radicada em Manaus há um ano e não imaginava que a experiência de fazer intercâmbio na Alemanha quando ainda era adolescente iria fazer com que estabelecesse laços maiores com o país anos depois. Em 2009, optou voltar ao país para estudar design de moda na sede da ESMOD em Berlim. Aperfeiçoou seu alemão, fez estágio com um dos estilistas locais mais vanguardistas, Ivan Mandzukic.

Lá decidiu criar sua própria marca, RAZ, que começou em Berlim onde. Ao regressar ao Brasil, Mariana foi convidada para participar do Fashion Rio, na categoria novo talento. A marca incialmente foi voltada para o público masculino, mas logo foi absorvida pelo feminino. Mais tarde, ela foi readaptada para ser unissex e ganhou uma pegada ‘Over size’.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.