Header Ads

Seo Services

Projeto 'Saúde na Comunidade' atende o Alvorada com ação da campanha Outubro Rosa

Foto: Marinho Ramos / Semcom
A Prefeitura de Manaus realizou na manhã de ontem, sexta-feira, 6/10, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 37, localizada no bairro Alvorada, zona Oeste, a terceira edição do projeto “Saúde na Comunidade Contra o Câncer de Mama e Colo Uterino”. O objetivo foi alertar a comunidade, especialmente, as mulheres para a importância da prevenção, além de oferecer outros serviços.

As ações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) voltadas às mulheres estão sendo intensificadas neste período, como parte das atividades do Outubro Rosa. “Em todas as nossas unidades estão sendo realizados atendimentos e orientações especialmente para o público feminino. Este ano, a campanha Outubro Rosa tem como madrinha a primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko, presidente do Fundo Manaus Solidária, e uma grande defensora da prevenção do câncer de mama e colo uterino”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Uma mobilização entre secretarias, acadêmicos, empresas e da própria comunidade garantiu o sucesso da ação, mesmo com a presença de chuva forte, no início da manhã. A rua foi tomada por tendas, balões, mesas, cadeiras, pula-pula e ficou pequena para os inúmeros serviços oferecidos.

“A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está presente aqui nesta ação grandiosa com atendimento jurídico, social e psicológico, além de corte de cabelo e esmalteria. Nós aderimos a campanha Outubro Rosa e ficamos felizes com a participação da comunidade, não apenas das mulheres, mas também dos homens”, afirmou Socorro Sampaio, subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres, lembrando que a prevenção ao câncer não pode ser apenas em outubro.

A gerente da UBS, enfermeira Gicelda Pereira de Souza, destacou outros serviços oferecidos pelos demais parceiros. “Temos a Delegacia Geral que está emitindo a primeira e a segunda via do RG; o Cetam que também trouxe os serviços de corte de cabelo e esmalteria; os acadêmicos de Enfermagem da Uni Nilton Lins nos ajudando nos testes rápidos, na aferição da pressão arterial e glicemia, além de nos doarem lanche, pula-pula e brindes para as crianças; e Cras (Centro de Referência da Assistência Social) oferecendo orientação sobre o Bolsa Família e cadastrando os idosos”, pontuou Souza.

O evento, segundo ela, esteve dentro da estimativa esperada. Além da consulta com o clínico, houve também a realização de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C. “Os usuários responderam ao convite que fizemos por meio de panfletos e carro de som. Quem não pôde comparecer hoje, nós vamos atender durante a semana, de 7h30 às 17h. Vamos realizar o exame preventivo todos os dias, em horários alternados (manhã e tarde) até o dia 10/11. Esse mês vamos reforçar o combate ao câncer do colo uterino e mama”, afirmou a gerente da UBS.

Uma das comunitárias que aproveitou a ação foi a microempresária Maria Jovenita Maia. “Medi a glicemia, agendei meu exame preventivo e agora vou fazer a sobrancelha, unhas e cabelo porque isso melhora minha autoestima e minha saúde também. Deveria ter mais vezes porque a comunidade aqui é bem carente”, afirmou Maria Jovenita.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.