Header Ads

Seo Services

Semed deverá prestar informações sobre a segurança das estruturas das escolas


Foi protocolado esta semana na Câmara Municipal de Manaus (CMM), um requerimento que cobra da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de maneira detalhada, as condições gerais dos equipamentos de incêndio e rotas de fuga das escolas municipais. Estas informações serão usadas durante Audiência Pública na Comissão de Serviços e Obras Públicas da casa, presidida pelo autor do requerimento, vereador Professor Gedeão Amorim (PMDB).
 
A preocupação do parlamentar surgiu após o incidente na creche em Janaúba (MG), na semana passada, quando um segurança colocou fogo no lugar, matando nove crianças, a professora delas e se suicidando em seguida. Outra justificativa para solicitação do requerimento solicitando tais informações é que nos últimos anos, tem havido um crescente aumento na taxa de mortalidade em entidades escolares em razão de acidentes ocorridos no período de aula ou mesmo durante a recreação.
 
“Embora saibamos que as instituições de ensino buscam conter tais acidentes, sem um programa específico de prevenção bem elaborado, tal desejo ficará apenas na teoria. É importante trabalhar em conjunto com professores, profissionais de segurança, pais e a sociedade civil, para que sejam extirpadas dos gráficos escolares mortes acidentais” relata o vereador.
 
A Audiência Pública da Comissão de Serviço Público da CMM foi marcada para o dia 9 de novembro e serão convidados os técnicos da Semed, representantes do Corpo de Bombeiros, técnicos do Conselho Regional de Engenharia (CREA-AM), membros das entidades que representam os professores e representantes das Associações de Pais e Mestres das escolas da Rede Municipal de Ensino.
 
Rota de fuga e equipamentos contra incêndio
 
Em todas as escolas existe a necessidade da utilização de placas que sinalizem a rota de fuga em casos de emergência. Estas placas são confeccionadas em materiais especiais que permitem a visualização delas mesmo em caso de falta de energia. As placas possuem uma tinta ou película especial que fica constantemente sendo carregada pela luminosidade do ambiente. Geralmente este tempo varia de material para material e deve ser analisado conforme a situação específica de cada necessidade específica.
 
Os equipamentos contra incêndio são importantes no combate ao início de um incêndio, desde que tenha no local alguém que saiba utilizá-los, o que mostra também como é importante a presença de uma brigada de incêndio nas escolas.
 
No entanto, a prevenção de incêndio deve ter início muito antes de uma emergência e deve ser pensada não só no combate, mas também no que fazer para que haja mais proteção contra o principio de fogo. Isso passa pelos projetos arquitetônicos, que devem levar em consideração um plano de prevenção de incêndio e também determinar quais equipamentos contra incêndio serão necessários no local.
 
 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.