Header Ads

Seo Services

Semsa realiza oficina para profissionais que atuam no combate à tuberculose

Foto: Divulgação/Semsa
As orientações para o atendimento clínico das pessoas com tuberculose foram debatidas nesta quinta-feira, 5/10, durante a ‘Oficina de atualização em Diagnóstico, Tratamento e Controle da Tuberculose’ para os profissionais da Atenção Primária do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul). A ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi coordenada pelo Núcleo de Controle da Tuberculose (Nct) e Disa Sul.

“As metodologias ativas estão sendo empregadas durante a oficina, com a finalidade de promover junto aos profissionais de saúde uma reflexão crítica sobre o processo de trabalho no âmbito das UBSs (Unidades Básicas de Saúde)”, declarou o secretário municipal de Saúde Marcelo Magaldi.

Para a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, Adriana Elias, a intenção das discussões no Disa Sul é enfatizar as estratégias necessárias para a melhoria dos indicadores prioritários no controle da tuberculose em Manaus.

“Entre os principais indicadores estão, a redução do abandono de tratamento, ampliação da investigação de contatos domiciliares e da testagem para HIV entre os casos novos da doença”, explicou Adriana.

A chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, Dinah Cordeiro, ressalta que estes indicadores integram um conjunto de ações que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo para acelerar os esforços no enfrentamento da tuberculose que ainda apresenta elevada incidência de casos em Manaus.

“Cada vez que a gente realiza uma integração como esta, descobrimos que a união de esforços de profissionais que atuam em nossas ações reflete num melhor atendimento de nossos pacientes e isso causa um efeito muito positivo nos processos de tratamento e de bem-estar de todos eles”, finalizou Dinah.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.