Header Ads

Vereador Missionário André faz indicações para implantar o ‘Giulia’ no Samu


O vereador e 1º secretário, Missionário André (PTC), subiu à tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na segunda-feira (9), e apresentou a Indicação Nº 184/ 2017, que solicita a implementação da plataforma do aplicativo “Giulia: Mãos que falam”, projeto idealizado pelo professor Manuel Cardoso para a inclusão de pessoas surdas, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A propositura recebeu aval favorável do prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto (PSDB), e já começa ser implantada a inclusão desta opção no aplicativo que vai favorecer as pessoas com deficiência auditiva, que por estarem no ambiente interface, já conhecido, não vão se deparar com dificuldades para se comunicar.

O estudante do curso de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Cezar Augusto, explicou que esta indicação vai ser um divisor de águas para ele e amigos que passam por dificuldades no momento em que precisam de um atendimento médico.

“O surdo muitas vezes chega ao hospital e aponta para onde está doendo, mas, ainda assim, ele não consegue se fazer entender. O Giulia vai facilitar muito mesmo. Além disso, só em saber que, se eu precisar do Samu, eles já vão saber quem eu sou e minhas limitações. Já é algo que não tenho palavras para agradecer. Estamos muito felizes com o vereador que se preocupou com a comunidade surda e com o prefeito que autorizou a indicação”, disse o estudante.

O foco do parlamentar é possibilitar o acesso de pessoas surdas aos serviços de emergências e urgência, nesta central de atendimento, por meio do aplicativo que funcionará da seguinte forma: o usuário vai salvar informações pessoais como nome, número de identidade, contato de emergência, restrições médicas e localização por GPS do smartfone. Essas informações serão enviadas automaticamente a partir de dois cliques para a central de atendimento.

O serviço de emergência será acionado de maneira simples e segura, porém, qualquer usuário, ou acompanhante, também poderão solicitar serviços de emergências a partir de mensagem de texto comum.

Para que haja interação e agilidade no atendimento, esta solução contará com um servidor local acoplado em uma Unidade Central de Processamento (CPU) capaz de gerenciar as mensagens recebidas e distribuí-las entre os postos de atendimento.

“Ao todo, no Amazonas, existem 153 mil surdos, sendo que 80 mil moram na capital. Recebi muitos relatos de que eles estavam tendo muitos problemas para serem atendidos e entendidos na área da saúde. Eu fiz com muito amor e vontade de ajudar mesmo a pessoa surda, porque entendo que eles tem direito a acessibilidade e independência para ir e vir. Estou aqui para trabalhar pela nossa bandeira que é a população de Manaus, como um todo”, disse o parlamentar.

Ainda, na mesma Indicação, foi solicitado que seja impresso nos informativos e comunicados, que ficarem expostos dentro de hospitais, escolas, teatros, museus e demais locais públicos do município, um QrCode — código de barras em 2D que ao ser escaneado e decodificado pelo aparelho celular, com câmera fotográfica — vai contribuir para o acesso do surdo às informações impressas para o público em geral, ao fazer a leitura por meio do aplicativo.

Filmes

Outra Indicação, de número 513/2017, propõe que em todos os filmes nacionais e estrangeiros, exibidos no cinema, conste a janela com intérprete de Libras. Entre as dificuldades, vividas diariamente, está o acesso a esta importante ferramenta que contribui significativamente para o lazer e até mesmo para desenvolver senso crítico que o sujeito tem de si e do meio sociocultural, político e educacional em que está inserido.

É comum ver nos cinemas os filmes dublados. Mas, partindo do princípio que a tradução não viabiliza a leitura do surdo, pois, o mesmo não sabe o português e sim a Língua Brasileira de Sinais (Libras), torna impossível esta acessibilidade ao direto a cidadania em todas as obras exibidas. O vereador está no aguardo da resposta para essa Indicação.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.