Header Ads

Cemitérios de Manaus têm movimentação intensa na véspera de Finados

Foto: Altemar Alcântara / Semcom
Na véspera do Dia de Finados, os cemitérios da área urbana de Manaus já receberam mais de 150 mil pessoas. Para atender a essa movimentação, a Prefeitura de Manaus já mobiliza servidores para melhor atendimento aos visitantes, além da montagem dos palcos para as missas, organização de ambulantes e serviços de limpeza das quadras e vias dos cemitérios.

“Temos varrição, capinação, poda e jardinagem também intensificados hoje. Sabemos que muitas pessoas visitam esses espaços nas vésperas, então a limpeza tem que estar em dia”, explicou o subsecretário operacional da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), José Rebouças.

A comerciante Priscila Borges, acompanhada da mãe e da filha, visita a sepultura do pai no cemitério Nossa Senhora Aparecida, na estrada do Turismo, zona Oeste, desde a última terça-feira, 31/10 e pretende voltar nesta quinta, 2/11, para prestar suas homenagens. “Estamos vindo antes para arrumar a sepultura, reformar o jazigo e vamos voltar para fazer uma oração e trazer flores. É uma tradição da nossa família, há 16 anos”, declarou.

A expectativa da Semulsp é que mais de 500 mil pessoas visitem os seis cemitérios da área urbana da cidade. “Sempre pedimos que o cidadão que vai aos cemitérios procure não deixar as velas acesas. Há riscos de incêndio por causa do contato do fogo com o mato seco e o calor intenso. No mais, esperamos um dia tranquilo. A população será bem atendida”, reforçou Rebouças.

A limpeza dos cemitérios continua durante o Dia de Finados. Um mutirão se inicia durante a noite, logo após o fechamento dos portões dos cemitérios. Durante o último mês, a limpeza nesses locais gerou mais de 300 toneladas de lixo.

Trânsito e Transporte
Em busca de proporcionar maior conforto à população que pretende visitar os cemitérios urbanos da cidade nesta quinta-feira, 2/11, Dia de Finados, a Prefeitura de Manaus planejou um esquema especial de trânsito e transporte. Ao todo, são esperadas mais de 500 mil pessoas nos cemitérios urbanos da cidade.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) fiscalizará o transporte coletivo, que terá a circulação de linhas extras, ampliação do itinerário e reforço da frota de linhas normais. Já a organização do fluxo de veículos na cidade, principalmente no entorno dos cemitérios, fica por conta do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.