Header Ads

Cetam certifica primeira turma de surdos em curso de qualificação profissional

Foto: Aguilar Abecassis
Oportunizar melhores condições de empregabilidade e fomentar a inclusão social de pessoas com deficiência fazem parte dos objetivos do primeiro curso de qualificação profissional para surdos, promovido pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), do Governo do Amazonas. Na noite de quarta-feira (22/11), a primeira turma do curso, formada por 29 alunos, recebeu a certificação.

Oferecido na modalidade presencial, o curso Assistente Administrativo iniciou no mês de setembro, como parte da programação do projeto Cetam na Empresa e conta com a parceria da empresa Vivara, que demandou o curso, e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), que indicou os participantes.

De acordo como diretor-presidente do Cetam, Rony Siqueira, o curso já trouxe resultados para a vida dos estudantes. “Esse projeto abre as portas do mercado de trabalho para pessoas que dificilmente teriam essa oportunidade. Duas pessoas já estão trabalhando em função do curso e quatro estão em processo de contratação. Então, esse resultado só nos motiva a levar adiante o nosso trabalho, ampliando-o com ações integradas junto às demais secretarias estaduais”, disse.

O orador da turma, o aluno Luís Eduardo Carneiro, agradeceu a oportunidade e afirmou que, em dois meses, o curso já proporcionou muitas mudanças em sua vida. “Eu não conhecia muita coisa, e hoje já conheço, me sinto capacitado, por meio da professora que nos ensina e nos estimula a crescer. Só tenho a agradecer ao Governo do Amazonas e ao Cetam pela oportunidade de nos qualificar e poder melhorar nossas chances de entrar no mercado de trabalho”, destacou.

Inclusão - O curso contou com uma instrutora e dois intérpretes de Libras, que desenvolveram as atividades durante quatro horas, diariamente.

Foram 29 alunos certificados, na faixa etária de 22 a 45 anos, que estudaram o desempenho das atividades de apoio e processos administrativos, em busca da melhoria da qualidade dos produtos e serviços. O curso cria condições para que o Assistente Administrativo exerça atividades em todos os setores econômicos, das iniciativas pública e privada.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.