Header Ads

Detentos do regime semiaberto recebem ação de saúde com aconselhamento e testes rápidos

Foto: Felipe Moura / ASCOM SEAP
A unidade do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Semiaberto) recebeu uma ação de saúde na manhã desta terça-feira (28/11). A atividade foi desenvolvida através de uma parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), através da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário do Amazonas (CSSPAM) com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Nesta quarta-feira (29/11), a ação terá continuidade com o objetivo de alcançar mais atendimentos voluntários na unidade.

A atividade iniciou por volta das 9h, com uma equipe de quatro profissionais da Semsa, que disponibilizaram um micro ônibus para aconselhamento e testagens rápidas de sífilis, HIV e hepatites B e C. Para complementar, foram realizadas palestras educacionais voltadas ao tema “Saúde do Homem”, com distribuição de folders informativos.

Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, o acesso à saúde é um dos direitos previstos em lei para a população carcerária. “A Seap tem buscado parcerias para promover ações de saúde para os detentos do sistema prisional. Entendemos que quando presos, os mesmos perdem o direito a liberdade, mas não as necessidades básicas que todos os cidadãos possuem”.

Ações de saúde no sistema prisional
A Seap está firmando também uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), que irá realizar atendimento dermatológico, com um médico da área e dois técnicos especialistas em doenças relacionadas à pele da Fundação Alfredo da Mata (Fuam). O regime fechado do Compaj já recebeu a atividade.

A parceria com a Susam vai se estender durante o mês de dezembro, com ações nas unidades prisionais masculinas, como o regime semiaberto do Compaj, Centros de Detenção Provisória Masculino 1 e 2 (CDPM 1 e CDPM 2), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.