Header Ads

Nelson Falcão está entre os novos membros da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas, empossados neste sábado


A partir deste sábado (25), o professor e artista visual Nelson Marcelo Falcão de Souza passa a integrar a Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear). Além dele, outros quatro novos membros também serão empossados: Cynthia Maria Azevedo Antonaccio, Flávio Humberto Pascarelli Lopes, Leyla Suely Gouvêa José e Maria das Graças Pessoa Figueiredo A cerimônia de posse será realizada às 20h, no auditório do Colégio Martha Falcão, localizado na rua Salvador, nº 455 – Adrianópolis.

O Conselho Diretor da Alcear decidiu por unanimidade indicar o nome do professor Nelson Falcão. Ele passa a ocupar a cadeira n°36, cujo patrono é o seu avô, o saudoso contador Nelson Falcão de Souza. “Esse convite me deixou bastante surpreso e feliz, mas, sobretudo honrado, porque fazer parte da Alcear é integrar um grupo seleto de pessoas que se destacam nas áreas que atuam profissionalmente, que pensam, discutem e se preocupam com o bem estar da sociedade”, destacou Nelson.

Para o educador, esse convite para fazer parte da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas também significam responsabilidade e expectativa da sua colaboração nas áreas em que atua. “Acredito que a Arte e Educação são elementos essenciais para a construção de um mundo melhor”, aponta Nelson Falcão.

Formado em Artes Visuais pela Faculdade Belas Artes de São Paulo e com especialização em História da Arte, Nelson Falcão possui 15 anos de experiência no campo artístico voltado a pesquisas acadêmicas, produção e educação. Lecionou durante sete anos na Faculdade Martha Falcão (FMF), ministrando disciplinas como História da Arte e do Design, Estética, Arte e Cultura no Amazonas, Desenho de Observação, entre outras nos cursos de Design, Design de Interiores, Publicidade e Jornalismo.

Nelson foi o coordenador pedagógico do Curso Virtual Arte e Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC) e criou o projeto ONDENASCEMOSMITOS que oferece cursos com abordagens inéditas sobre arte e autoconhecimento. Atualmente, além da docência, atua como Diretor de Marketing das Instituições Nelly Falcão de Souza.

Fundação e história
A Alcear foi fundada em 5 de setembro de 2003, data escolhida para homenagear a elevação do Amazonas à categoria de Província, quando se libertou politicamente do Pará. Segundo o seu idealizador e fundador, o escritor e advogado Gaitano Laertes Antonaccio, naquela oportunidade, um grupo de eminentes intelectuais se reuniu e chegou à conclusão de que era necessário criar uma nova associação, que contemplasse não apenas a literatura, mas também as ciências e as artes, pois havia muita gente, nas mais diversas atividades, que não obtinha o reconhecimento devido por parte das entidades então existentes.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.