Header Ads

Ponta Negra se ilumina de azul para saudar a chegada de novembro dedicado à saúde do homem

Fotos: Mário Oliveira / Semcom
O Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste, se cobriu de azul, na noite de ontem, quarta-feira, 1/11, para saudar a chegada do mês de novembro, dedicado à saúde do homem e às ações de prevenção do câncer de próstata, que atinge aproximadamente 60 mil homens por ano, no Brasil. O prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto apadrinhou a causa, e conduziu a abertura das atividades programadas para o período.

“Aceitei ser padrinho do novembro azul, cumprindo um dever. Porque eu tive câncer de próstata. A vida é muito preciosa para gente perde-la, se puder evitar. Eu me sinto muito feliz de estar aqui, muito agradecido a Deus”, declarou Arthur Virgílio. Na solenidade de abertura, ele fez um alerta pelo fim do preconceito e pediu que os homens encarem o consultório médico e façam todos os exames necessários. “Os exames não tiram a masculinidade de ninguém”, afirmou.

A primeira-dama Elisabeth Valeiko, que também preside o Fundo Manaus Solidária (FMS), parceiro das instituições que organizam o Novembro Azul, pediu também a colaboração das mulheres na campanha. “Eu digo da minha própria experiência, porque tive que praticamente obrigar meu marido a fazer os exames e graças a isso foi possível fazer o tratamento e ele está curado”, disse.

Após a solenidade para o acendimento das luzes na Ponta Negra, o prefeito e a primeira-dama visitaram os estandes montados para divulgação da campanha e o ônibus oficial ornamentado em rosa – em referência ao outubro Rosa – e o azul da campanha atual. “Temos esses dois momentos, o outubro Rosa e o novembro Azul, onde queremos chamar a atenção da sociedade para a prevenção dos cânceres que mais atingem mulheres e homens. Como também temos agora o Junho Vermelho, para a doação de sangue, que é tão importante para salvar vidas. São ações permanentes, mas que ganham visibilidade nesses meses, e com as quais chamamos a atenção das pessoas para que cuidem bem de si mesmo e cuidem uns dos outros”, ressaltou Arthur.

Atividades
Durante o mês de novembro as unidades de Saúde do município terão diversas ações voltadas para a prevenção do câncer de próstata e a saúde do homem de uma forma geral, com palestras, rodas de conversas, filmes e, nos consultórios e ambulatórios, exames, consultas e encaminhamentos. “Os homens precisam perder o medo do consultório. Precisam aprender a buscar os cuidados médicos e a prevenção é a melhor forma”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Novembro Azul 
Organizado pela Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), entidade parceira da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), as ações durante todo mês de novembro na capital terão o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio do FMS e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De acordo com o presidente da Lacc, mastologista Jesus Pinheiro, o envolvimento das autoridades e entidades de apoio à causa do câncer é essencial para que se amplie a divulgação acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que tem previsão de 520 casos para este ano no Estado, com 28 diagnósticos para cada 100 mil homens.

"A participação da Sociedade Brasileira de Urologia, das secretarias de Saúde do Estado (Susam) e Município (Semsa), além do Fundo Manaus Solidária, ajudam a fortalecer a campanha, facilitando o acesso aos exames preventivos e levando informação à sociedade”, disse Pinheiro.

O movimento Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, no dia 17 de novembro, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A campanha busca sensibilizar os homens sobre a importância da prevenção às doenças masculinas e, em especial, ao câncer de próstata, o tipo de maior incidência entre a categoria no Amazonas.

Saúde do Homem 
O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH) e de outras áreas técnicas, durante o mês de novembro irá abordar a saúde integral do homem em todas as suas especificidades, e não somente focada no câncer de próstata.

Este ano o tema a ser trabalhado pela Coordenação Nacional de Saúde do Homem é “Masculinidades e Saúde do Homem”, com a promoção da saúde masculina e promovendo ações que estimulem a presença dos homens nos serviços de saúde, permitindo que o mesmo sejam protagonistas das ações direcionadas a eles.

Serão ofertadas consultas, ações de orientação educativa sobre as doenças prevalentes dessa população como: hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis, alcoolismo, tabagismo, prevenção a violência e acidentes, entre outros. Além de encaminhamentos para avaliação bucal, situação vacinal e nutricional e realização de teste rápido para sorologias.

A Sociedade Brasileira de Urologia preconiza os 45 anos como a idade inicial para o rastreio do câncer de próstata. O Ministério da Saúde, preconiza aos 50 anos.









Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.