Header Ads

Prefeitura realiza campanha contra o Diabetes neste sábado, 11


A partir deste sábado, 11/11, a Prefeitura de Manaus intensifica as ações de orientação e combate ao diabetes em todas as Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com a abertura da Campanha de combate ao Diabetes, às 8h, no Parque Municipal do Idoso, na rua Rio Mar nº 1324 - Nossa Senhora das Graças. Na ocasião, serão oferecidos serviços como teste de glicemia, medição de índice de Massa Corpórea (lMC) e de circunferência abdominal, orientação nutricional, orientação medicamentosa, orientação em saúde bucal e avaliação neuromotora do ‘Pé Diabético’.

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14/11, tendo sido criado em 1991, pela Federação Internacional de Diabetes (FID), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto é no sentido de chamar a atenção da população para que busque a prevenção e tratamento adequado para evitar complicações, melhorando a qualidade de vida e reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e para os sistemas de saúde em geral.

“As ações serão ampliadas nas Unidades Básicas de Saúde, com ênfase na educação em Diabetes para a população, com rodas de conversa, panfletagem de folders, Busca Ativa de Diabéticos, dentre outros, com o objetivo desensibilizar os usuários ao autocuidado com vistas à melhoria da qualidade de vida”, destaca Magaldi, salientando que a campanha será desenvolvida no período de 13 a 17/11.


Situação Mundial do Diabetes

Atualmente, estima-se que a População Mundial com diabetes seja de pelo menos 387 milhões de indivíduos e que até 2035 existam 471 milhões de pessoas com a doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabetes deverá ser a sétima causa de morte em 2030, por complicações cardiovasculares, como infarto do agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

No Brasil, a estimativa é de que nove milhões de brasileiros tenham diabetes, o que corresponde a 6,2% da população adulta. Em Manaus, existem mais de 92 mil pessoas com essa patologia. A diabetes tipo 2 é a única que pode ser prevenida. Ela é responsável por mais de 90% dos casos da doença. A prevalência maior é no sexo feminino e,segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o número de diabéticos está aumentando em virtude do envelhecimento populacional, da maior urbanização, da progressiva prevalência de obesidade e sedentarismo.

Segundo a gerente da Rede de Cuidados Crônicos da Semsa, enfermeira Luana Alpirez, é preciso adotar uma dieta saudável, atividade física regular, manter um peso corporal adequado, evitar o uso de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo para prevenir ou retardar o aparecimento da diabetes tipo 2.

“A Semsa oferta vários serviços nas Unidades Básicas de Saúde para ajudar a prevenir a doença. Entre eles estão o acompanhamento e o monitoramento do usuário no programa ‘Hiperdia’ e a inclusão dos insulinodependentes no Programa de Automonitoramento de Glicemia Capilar”, disse Luana.

UBSs que oferecem o automonitoramento


DISA NORTE
UBS Augias Gadelha e Policlínica José Antônio da Silva


DISA SUL
Policlínica Castelo Branco e Policlínica Antônio Reis


DISA LESTE
UBS José Avelino Pereira

UBS Alfredo Campos

UBS Josephina de Mello

UBS Gebes de Medeiros

UBS José Amazonas Palhano

UBS Cacilda de Freitas

UBS Enfª Ivone Lima dos Santos



DISA OESTE
Policlínica José Raimundo Franco de Sá

Policlínica Djalma Batista

A avaliação neuromotora pode ser realizada em todas as unidades. Trata-se de um exame que é realizado na consulta médica ou de enfermagem e que avalia a presença de sinais e sintomas de disfunção dos nervos periféricos, identifica fatores de úlceras e amputações, atribuída exclusivamente ao diabetes.

UBSs que oferecem o exame dopller vascular


DISA NORTE
Pol. José Antônio da Silva

Pol. Anna Barreto

UBS Balbina Mestrinho

UBS Arthur Virgílio

UBS Frei Valério

UBS Sálvio Belota

UBS Augias Gadelha


DISA SUL
Drº José Rayol

Pol. Castelo Branco

Pol. Antônio Reis

UBS Nilton Lins

UBS Morro da Liberdade

UBS Theodomiro Garrido


DISA LESTE
UBS Alfredo Campos

UBS Amazonas Palhano

UBS Leonor De Freitas

UBS Gilson Moreira

UBS Josephina de Melo

UBS Mauazinho


DISA OESTE
UBS Leonor de Freitas

UBS Santo Antônio

UBS Deodato De Miranda Leão

UBS Luiz Montenegro

UBS Ajuricaba

UBS Mansour Bulbol

Serão encaminhados para este exame somente os usuários diabéticos com comprometimento neuromotor.



Foto: José Nildo / Semsa

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.