Header Ads

CDC-Aleam e Bradesco promovem mutirão para renegociação de dívidas


A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam) realizará, no dia 15 de dezembro, o 1º Mutirão para renegociação de dívidas com o banco Bradesco, voltado para toda a população. A intenção da CDC-Aleam é devolver o poder de compra dos consumidores, em meio à crise econômica. O evento ocorrerá na sede do Poder Legislativo.

A gerente da CDC-Aleam, Rosely Fernandes, explicou que durante o mutirão os consumidores vão aprender o passo a passo das renegociações, as leis que amparam o consumidor e o prestador de serviço, os prazos e todas as demais informações relativas à renegociação de dívidas. “Neste momento de crise, a CDC-Aleam alerta que há direitos a se defender nas renegociações de dívidas. Uma renegociação pode ser entendida como um novo contrato, que deixe claro, para ambas as partes, obrigações e direitos”, destacou Rosely. 

A gerente explica que o processo deve ser bem documentado e é necessário que todas as condições sejam plenamente compreendidas e aceitas, pois isso protege ambos os lados em caso de um possível questionamento. “Em uma negociação com os bancos, não é diferente. Mas, pela natureza financeira, e pela complexidade dos cálculos de juros, taxas e correção, é prudente compreender e esclarecer qualquer dúvida, para que o consumidor não se sinta lesado. E melhor será sob a tutela da Aleam”, explicou.

A gerente da Comissão de Defesa do Consumidor informou que este será o primeiro de muitos mutirões de renegociações de dívidas em serviços essenciais.


Dicas para renegociação:
Crédito: É importante que as condições do crédito sejam verificadas, como os juros, multas, no caso de atraso, e formas pelas quais o credor poderá cobrá-lo em caso de inadimplência.

Exclusão automática: O nome do consumidor deve ser excluído dos cadastros de inadimplentes em, no máximo, cinco dias após o pagamento da conta ou renegociação da dívida. Não há ônus para consumidor e não é necessário contratar empresas para fazer esse serviço de limpeza do nome.

Pagamento antecipado: Ao renegociar a dívida e antecipar algum pagamento, os juros futuros embutidos devem ser descontados.

Negociação: O consumidor deve procurar o credor diretamente para negociar a dívida. Se for apresentada uma proposta, o consumidor não precisa aceitá-la na hora. Pode oferecer uma contraproposta.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.