Header Ads

Indicadores de saúde na rede municipal começam a ser avaliados

Foto: José Nildo / Semsa
Os primeiros dados referentes a avaliação técnica de 27 indicadores dos serviços de saúde oferecidos na rede municipal de Manaus, no período de janeiro a agosto de 2017, começaram a ser apresentados nesta segunda-feira, 4/12, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pelos Distritos de Saúde (Disas). A atividade ocorreu no auditório Wilson Alecrim, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul.

O Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar), registrou a média de 4,6 consultas às gestantes, obtidas por meio da realização dos exames do pré-natal, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde são sete consultas. A outra média registrada refere-se a coleta do material citopatológico no exame preventivo: 0,61 exame por mulher na faixa etária de 25 a 64 anos, para 1,0 definido pelo Ministério da Saúde. 

Como inovação neste ano, durante a realização da Oficina de Avaliação dos Indicadores Prioritários, os gestores e suas equipes usaram como recurso técnico a teatralização das situações vividas no cotidiano dos profissionais e a população usuária dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). 
"Todos abraçaram a ideia e nós do Disa Sul resolvemos fazer uma adaptação do filme ‘O Auto da Compadecida’, para contar como trabalhamos", disse Sônia Rubim, diretora da UBS, Theomário Pinto, juntamente com a diretora Carolina Castro, da UBS Nilton Lins.

A Subsecretária de Gestão em Saúde, Lubélia Sá Freire, confere à oficina o espaço para reflexão dos gestores de unidades de saúde sobre os dados obtidos e a importância em melhorá-los. "A avaliação dos indicadores de saúde é muito mais que uma mera avaliação. Buscamos em nossas oficinas criar novas metodologias com a finalidade de propor mudanças nos serviços e, por consequência, melhorar nossos indicadores na saúde pública", completou.

Disas Oeste e LesteOs Disas Norte, Sul e Rural realizaram as apresentações dos dados obtidos também na tarde de hoje, 4/12. Nesta terça-feira, 5, serão apresentados na Unidade Nilton Lins, no período das 13h às 17h, os dados referentes os Disas Oeste e Leste.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.