Header Ads

Prefeitura promove Fórum de vinculação para profissionais da saúde voltado ao auxílio de pré-natal

Foto: Divulgação / Semsa
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a última etapa do Fórum de Vinculação das Maternidades Moura Tapajóz e Alvorada com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde Familiar (USF) foi realizada nesta terça-feira, 19/12, na Escola Estadual Senador Petrônio Portella, localizada na avenida Bartolomeu Bueno da Silva, D. Pedro II, e contou com 80 participantes.

Na última edição do evento, foram abordados assuntos relacionados às ações desenvolvidas durante o ano de 2017, resgates de pactuações anteriores para análise, bem como apresentação de propostas para 2018.

O Fórum faz parte de uma estratégia de vinculação ao pré-natal, idealizada pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo o fortalecimento do vínculo entre gestantes, maternidades e UBSs durante o pré-natal, parto e puerpério (período de 45 dias após o parto), mantendo ativas as relações entre os profissionais que atuam nos dois níveis de atenção, utilizando-se dessa ligação para favorecer a saúde da mulher da criança.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, essa vinculação auxilia na redução da mortalidade materna e infantil, encorajando a aproximação das gestantes às unidades de referência, promovendo uma melhor assistência ao parto, além de estimular a integração entre profissionais.

“Esse vínculo entre a gestante e a Unidade Básica de Saúde permite a realização de visitas programadas à maternidade onde será realizado o parto, conhecendo os serviços, procedimentos, normas e rotinas, auxiliando na troca de informações entre os serviços de saúde, garantindo atenção integral à gestante a ao recém-nascido”, afirmou Magaldi.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.