Header Ads

Programa 'Bombeiros na Comunidade' inicia segunda turma na Cozinha Comunitária

Foto: Márcio James / Semcom
 A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), iniciou hoje, 5/12, a segunda turma do curso Brigada de Incêndio, do programa “Bombeiro na Comunidade”, com os usuários da Cozinha Comunitária do Bairro Santo Agostinho, equipamento socioassistencial da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

As aulas serão ministradas na própria Cozinha Comunitária, espaço público municipal de segurança alimentar e nutricional onde os usuários da comunidade almoçam gratuitamente.

Ao todo serão ofertados seis cursos nas seis cozinhas comunitárias. O programa tem o intuito de formar brigadas de incêndio nos bairros da capital, visando principalmente a prevenção de acidentes e prestação de primeiros socorros a vítimas de acidentes.

Para a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Semmasdh, Marília Ribeiro, a capacitação irá aumentar a segurança e a qualidade do serviço oferecido nas Cozinhas Comunitárias, além de propiciar chances no mundo do trabalho para a comunidade.

“Nesse curso eles aprendem a prevenção, que é muito importante dentro de uma comunidade. Isso mostra que as cozinhas não trabalham apenas com segurança alimentar e nutricional, como também transformam a vida da população. A Semmasdh dá essas oportunidades aos seus usuários para que possam aprimorar seus conhecimentos e daqui partir para o mercado de trabalho”, salientou.

A capacitação está dividida em teoria e prática. Na teoria os alunos recebem orientações quanto a prevenção e o combate ao incêndio, como manusear extintores e mangueiras. Na prática executam todas as atividades estudadas, participando de um simulado de primeiros socorros.

"A finalidade do curso é capacitar e treinar os usuários das cozinhas a prevenir e combater princípios de incêndios e prestar os primeiros socorros na própria comunidade, caso ocorra alguma emergência. Vamos capacitá-los e certificá-los, para que ao final do curso possam concorrer a uma vaga de brigadista, em qualquer área de trabalho”, destacou o Sargento Erny do CBMAM.

AprendizagemAs noções de primeiros socorros e brigada de incêndio sempre são úteis nas horas emergenciais, principalmente em casos de acidentes que exijam a locomoção, reanimação de vítima e controle de incêndio.

"Espero aprender medidas de segurança para usar no nosso dia a dia aqui na cozinha. Às vezes temos que lidar com situações que não sabemos como reagir ou controlar e por meio do curso iremos aprender a prevenir esses possíveis acidentes”, disse a bolsista da Cozinha Comunitária, Renata Almeida.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.