Header Ads

Susam e Cetam debatem humanização na saúde durante seminário

Foto: Ribamar Xavier / Cetam
Organizado para divulgar e debater as práticas de humanização no atendimento à saúde, o 2º Seminário Estadual de Humanização na Saúde foi realizado nesta terça-feira (19/12), no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde, e executado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e pelo Cetam, por meio da Escola Francisca Saavedra/Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS).

Além de autoridades da área da saúde e educação, o seminário contou com a participação de trabalhadores da saúde, movimentos sociais, usuários do SUS, apoiadores das redes temáticas e estudantes.

Segundo a coordenadora do Núcleo Estadual de Humanização, Ana Karla Pimenta, o objetivo foi discutir estratégias para fortalecer o SUS, a partir do atendimento humanizado. “Queremos oferecer um tratamento mais digno e humanizado para os usuários de saúde”, destacou.

De acordo com a diretora acadêmica do Cetam, professora Daswanny Reis, o primeiro caminho para melhores práticas na saúde é a capacitação. “O Cetam possui um parceria com o Ministério da Saúde que promove essas capacitações e ajuda o profissional a lidar com os mais diversos públicos durante sua rotina”, disse.

Durante o seminário, foram expostas as práticas que deram certo no contexto da humanização na saúde, além de debates, palestra em torno do tema e novas propostas para melhorar o atendimento e tratamento ao usuário do SUS.

Escola Técnica do SUS: A Escola Enfermeira Francisca Saavedra, do Cetam, foi instituída pela Portaria nº 028/2004 como Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS). É a única em todo o Estado do Amazonas e tem como missão promover a qualificação de profissionais na área de saúde para atuantes no SUS.

Os cursos, em nível de formação técnica e de qualificação profissional, são oferecidos conforme a necessidade das Secretarias de Saúde e financiado pelo Ministério da Saúde. Até o ano de 2017, pelo Cetam/ETSUS-AM, já foram formados mais de 4 mil profissionais nos mais diversos cursos da área da saúde. 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.