Header Ads

Câmara prepara atualização do Sistema de Gestão Integrado às normas da Qualidade e Ambiental


Desde o ano passado a Câmara Municipal de Manaus (CMM) já prepara as atualizações do Sistema de Gestão Integrado das normas ISO 9001:2008 (Qualidade) e ISO 14001:2004 (Ambiental) com as oficinas de Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Riscos, baseadas nas versões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) — 9001:2015 e Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) — ISO 14001:2015 para adequação dos sistemas na Casa Legislativa.

Com a atualização das normas para as versões mais recentes (ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015), a Casa, que já obteve a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em 2014 e do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em 2016, demonstra aumentar o comprometimento com a qualidade e meio ambiente de forma responsável.

Com isso, o Poder Legislativo torna-se uma organização pública que passa a atender todas as exigências atuais e a obter um sistema único de gestão atualizado, documentado e, assim, reduzindo os custos de manutenção com os órgãos certificadores, recursos internos e de infraestrutura.

A atualização do SGI por meio das normas ISO 9001:2015 e 14001:2015 é considerada um importante investimento, que gera retornos em curto, médio ou longo prazo sobre uma gestão de vanguarda e que também reforça aos servidores e diretores maior comprometimento para o contínuo funcionamento do sistema.

O diretor de Gestão e Tecnologia da Informação da CMM, Marcelo Campbell destacou a importância da adequação a atualização dos procedimentos das normas. “Dessa maneira vamos certificar a Câmara novamente neste ano mostrando que a Casa está cada dia mais atual com as normas da Qualidade e Ambiental”, observou o diretor, acrescentando que a recertificação ocorrerá no segundo semestre de 2018, já com a nova versão dos sistemas 2015.

Marcelo ressaltou, ainda, que a cada dia o Poder Legislativo demonstra compromisso tanto com a ISO da Qualidade, quanto com a ISO Ambiental. “Tanto é que fomos recertificados. É a prova que a CMM leva a sério os processos sem nenhuma não conformidade ou falha, conforme resultado da ultima auditoria interna, realizada em 2016”, frisou Campbell.

Oficinas
Os treinamentos sobre Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Riscos envolvem diretamente os diretores da CMM, no apoio à elaboração de seus planejamentos estratégico e gerenciamentos de riscos, com base na realidade de cada setor.

O Planejamento Estratégico, realizado no final de 2017, visa realizar o diagnóstico estratégico departamental/geral com base nas NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015 utilizando a matriz SWOT para identificar os fatores, priorizar através da matriz GUT, utilizar a matriz SWOT cruzada para formular estratégias e elaborar plano de ação 5W2H para ações estratégicas.

Já a oficina de Gerenciamento de Riscos, marcada para começar no dia 09 de janeiro, objetiva realizar o diagnóstico departamental/geral com base na norma NBR ISO 31000:2009, fazer o levantamento de riscos (positivos e negativos), analisar os riscos levantados, avaliar os riscos analisados, além de estabelecer plano de ação para tratamento dos riscos. Ambas as atividades devem atender aos requisitos da atualização da norma.



Foto: Robervaldo Rocha- Dircom/CMM



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.