Header Ads

Visita à Universidade do Porto sela renovação de cooperação técnico-científica e cultural

Comitiva brasileira da Ufam com gestores da Universidade do Porto, fundada em 1911
Depois de renovar o termo de cooperação técnico-científica com a Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, a delegação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) capitaneada pelo reitor, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, esteve nesta segunda-feira, 08, na Universidade do Porto. O objetivo da visita foi similar ao da UBI: aprofundar a relação com instituição europeia, classificada com o melhor conceito no ranking da QS World University, fundação que analisa a qualidade da educação em âmbito global.

Durante a estada, a comitiva brasileira, integrada também pela professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), Artemis de Araújo Soares e pelo médico Jorge Massulo de Aguiar, foi recepcionada pelo reitor da Universidade do Porto, professor Sebastião Feyo de Azevedo, pela vice-reitora de Relações Externas e Cultura, professora Maria de Fátima Marinho e pelo diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup), professor Antônio Fonseca.

Satisfeito com os resultados obtidos durante a agenda internacional, o reitor falou da colaboração entre as Academias. "A Universidade do Porto é uma Instituição com a qual mantemos acordo de cooperação técnica há mais de 30 anos. O precursor dessa iniciativa foi o nosso atual chefe de gabinete, professor Almir Liberato, o primeiro docente da Ufam a cursar doutorado no Porto. Hoje, estivemos aqui para reafirmar o nosso interesse e ratificar nosso compromisso de estreitar a relação com a Universidade em todas as áreas nas quais atuamos", informou.

Programação levou delegação brasileira à Faculdade de DesportoProgramação levou delegação brasileira à Faculdade de Desporto.

Na programação, estavam previstas visitas ao Clube Universitário do Porto, à Faculdade de Economia e à Porto Bussiness School.

Acordo de cooperação institucional - O objetivo do termo é estabelecer contribuição mútua nos campos acadêmico, científico e cultural, visando a realização de pesquisas, intercâmbio de estudantes e docentes.

Abrange, também, a promoção, execução e divulgação de estudos em projetos e pesquisas, a organização e realização de seminários, encontros, reuniões e painéis, bem como a facilitação das condições para permuta de periódicos de trabalhos e resultados científicos, necessários ao desenvolvimento das incursões científicas elaboradas em conjunto.

Sobre a U.Porto - Fundada no ano de 1911, seu campus abarca três polos, nos quais estão estruturadas 14 faculdades. A comunidade acadêmica soma, atualmente, pouco mais de 29 mil estudantes matriculados e aproximadamente 2.300 docentes e pesquisadores.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.