Prefeitura oferece oficina com o tema Natal Sustentável

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Prefeitura oferece oficina com o tema Natal Sustentável

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), estará realizando a partir do dia 3 de novembro uma oficina de confecção de peças decorativas natalinas feitas a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. O objetivo é incentivar a prática do reaproveitamento, contribuindo para a redução do descarte de resíduos no meio ambiente, tais como pet, embalagens tetrapak e papelão.


A oficina visa também criar oportunidades de geração de renda a partir da venda dos produtos, bastante procurados nesta época do ano. Serão oferecidas, no total, 40 vagas. A oficina é promovida pelo Programa Uniambiente, desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas, e acontecerá ao longo do mês de novembro, no Parque Municipal Lagoa do Japiim, no Japiim, zona Sul.

As inscrições para o curso são gratuitas e já estão abertas. As aulas acontecerão pela manhã, das 8h30 às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 16h30. Os interessados devem procurar a sede administrativa do Parque Lagoa do Japiim, situado na Avenida General Rodrigo Otávio, s/n, bairro Japiim (ao lado do Makro), ou ligar para 3236-6557, 3236-8013 ou 3236-8587. O grupo será dividido em duas turmas, de 20 alunos cada.

De acordo com a pedagoga Francisca Godinho, que coordena o Uniambiente, no ato da inscrição os participantes recebem as orientações acerca do material necessário para a confecção dos trabalhos. “O curso ensinará a fazer árvores de Natal, anjos, botas, bolas, guirlandas feitas a partir de caixas de papelão, revistas, jornais e garrafas pet”, explica Francisca.





Segundo ela, o curso incentiva também os alunos a separarem os resíduos em casa para que possam realizar os trabalhos de confecção na prática. “O nosso objetivo principal é fazer com que as pessoas tragam o seu material, exercitando a prática do reaproveitamento de forma rotineira”, afirmou. Todos os trabalhos confeccionados serão entregues aos alunos. Francisca ressalta que, no caso das caixas de papelão, é preciso observar a quantidade de camadas de ondulações existentes na parte interna do papelão. “As embalagens precisam ter duas ondulações na parte interna e já as garrafas pet, apenas as de 600 ml ou 2 litros”, explica.