Header Ads

Formação de brigada de combate ao caramujo africano será levada aos Cras e Creas


O trabalho de combate ao caramujo africano realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), passa a ter os Centros de Referências Especializados em Assistência Social (Creas) e os da Assistência Social (Cras), geridos pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), como aliados. Neste final de semana, acontecerá a primeira formação de brigada de combate ao caramujo africano no Creas do Complexo Socioeducativo do Prourbis, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. A intenção será levar as capacitações para todos os 20 Cras e cinco Creas do município.

Este será a 11ª turma de brigadistas, formada pela Semmas desde o início do projeto no ano passado. A turma será composta por moradores do bairro e imediações, além dos servidores do próprio Creas, que foi entregue recentemente reformado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a parceria com os Cras e Creas é uma oportunidade de ampliar o raio de atuação do trabalho da Divisão de Educação Ambiental da Semmas. “A iniciativa partiu da própria Semmasdh, que nos solicitou a realização das brigadas, tendo como finalidade prevenir e orientar tanto servidores quanto pessoas que frequentam o Creas Leste. A partir daí, surgiu então a proposta de ampliarmos para todos os centros de referência mantidos pela Prefeitura de Manaus”, afirmou Antonio Nelson.

O secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Elias Emanuel, explica que além do atendimento à população em situação de vulnerabilidade ou de violação de direitos, as unidades fazem um trabalho de orientação às famílias. "Nos Cras e Creas temos as orientações coletivas e para nós é importante poder contar com a Semmas na formação desta brigada de combate ao caramujo africano. É um esforço que vem somar com o trabalho que já fazemos junto a essas famílias que nos procuram em busca de informações", afirmou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

A formação no Creas Leste acontecerá na sexta-feira, 2/2, das 9h às 11h, com parte teórica e prática. No sábado, 3/2, a formação será no Conjunto Cidadão 1, na Cidade Nova, na sede da Associação dos Moradores do conjunto, situada na Rua Esperança, 317. “As lideranças comunitárias, conselheiros e moradores estão empenhados em fazer a parceria e tem nos procurado graças à eficácia do trabalho de formação de brigadas junto às comunidades”, afirmou o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, lembrando que a Semmas está atenta às demandas das lideranças comunitárias e vem atendendo o mais rápido possível às solicitações de formação.


Foto: Marinho Ramos / Arquivo / Semcom

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.