Header Ads

Ano letivo no sistema penal começa na próxima quinta-feira


Seguindo o cronograma da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), na próxima quinta feira, tem início o ano letivo dos presos do sistema prisional do Amazonas, realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e da cogestora das unidades prisionais, Umanizzare Gestão Prisional.

Na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) 49 internos já estão matriculados e aptos para começar o aprendizado. De acordo com a gerente técnica da unidade Maria Domingas Printes, os internos matriculados foram divididos em cinco turmas, sendo duas de ensino médio, duas de ensino fundamental (nos turnos matutino e vespertino) e outra para alfabetização.

“Eu e o diretor da Seap, Antônio Enriques Cordeiro, conversamos com o prefeito municipal ele prontamente nos apoiou, colocando professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para ensinar os reeducandos. E Eles estão bem empolgados com o retorno às aulas, e o mais legal, no sentido de oportunidade, é que desta vez, 14 dos selecionados, terão contato com o lápis e o papel pela primeira vez, são iletrados”, ressaltou Domingas.

A unidade possui 159 presos e costuma ter bom rendimento escolar. A assistente Social do presídio, Ana Maria Bezerra, destaca os bons resultados alcançados: “temos presos que se destacaram em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem/PPL) e cursos de redações. A expectativa é que em 2018 a educação continue sedo um segmento forte aqui dentro”, afirmou a Ana Maria.

Parcerias - Além de Itacoatiara, todas as outras 19 unidades prisionais do estado terão o ano letivo garantido em 2018. Para o feito, foi firmado parcerias com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“Não economizamos esforços para garantir a educação, o aprendizado junto aos reeducandos do estado. A Escola Municipal José do Patrocínio que será a responsável pelo ensino fundamental dos presos e a Escola Estadual Berezith a gestora do ensino médio regular”, explicou o secretário da Seap, coronel da Polícia Militar do Amazonas Cleitman Coelho.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.