Header Ads

Comunidade União da Vitória recebe serviços de saúde

Foto: Altemar Alcântara / Semcom

A Prefeitura de Manaus promoveu na manhã deste sábado, 17/2, ação de saúde na comunidade União da Vitória, bairro Tarumã Açu, zona Oeste de Manaus. A programação aconteceu na Escola Municipal Antônia de Medeiros da Silva, rua Peixe Cavalo, s/n, das 8h às 12h, com a oferta de atendimento médico com clínico geral e dermatologista, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, vacinação, dispensação de medicamentos, testes dermatológicos, e testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites B e C.

A ação de saúde foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a partir de solicitação de conselheiros locais de saúde e da Associação de Assistência Social e Promoção à Saúde do Estado do Amazonas (ASPSEA), organização não governamental com sede na comunidade União da Vitória, e deve acontecer a cada dois meses, sob a coordenação do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste).

“A Semsa busca aproximar os serviços de saúde da população, atendendo as demandas das comunidades. E as ações de promoção da saúde e prevenção são essenciais para orientar as pessoas sobre o autocuidado, reduzindo comportamento de riscos para uma série de doenças e ajudando a evitar ou identificar precocemente agravos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destacando que essa é mais uma das orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto para aproximar os serviços da prefeitura da população.

Segundo a chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Disa Oeste, assistente social Socorro Furtado, a intenção é organizar a ação na comunidade União da Vitória de forma bimestral, contribuindo para ampliar as formas acesso da população aos serviços de saúde.

“Temos uma equipe da Estratégia Saúde da Família que atua na comunidade, mas é uma área em expansão e precisamos ampliar a cobertura de atendimento, garantindo serviços essenciais. Também promovemos as ações de Educação em Saúde, incluindo orientação em Saúde Nutricional, que é fundamental para a prevenção de doenças como diabetes e hipertensão arterial, assim como para o combate à obesidade”, destacou Socorro Furtado.

A ação também promoveu atividades de educação em saúde abordando Saúde Bucal, combate ao tabagismo e ao Aedes aegypti, e busca de sintomáticos respiratórios para a detecção precoce da tuberculose. “A programação realizada em um sábado ainda é uma oportunidade de alcançar as pessoas que têm mais dificuldade em procurar uma Unidade de Saúde durante a semana”, informou Socorro.

Esse é o caso da auxiliar de serviços gerais Edimara Cavalcante, 36 anos, moradora do bairro São João, na BR 174 (Manaus/Boa Vista), que procurou atendimento médico e os serviços de vacinação. “Eu trabalho aqui na comunidade União da Vitória e aproveitei a minha folga para participar da ação, já que é mais difícil sair do serviço durante a semana e procurar uma Unidade de Saúde”, afirmou Edimara, que também levou a enteada de 12 anos e a filha de um ano de idade para participação no evento.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.