Conectando o Amazonas

Mark Zuckerberg deve sair do Facebook?


Mark Zuckerberg falou finalmente ao mundo sobre a polêmica relativa à Cambridge Analytica. Enquanto as opiniões se dividem sobre a eficácia do comunicado na página do Facebook de Zuckerberg ou as medidas para evitar situações semelhantes no futuro, há quem defenda que a tecnológica necessita de uma mudança na liderança.

O TechCrunch defende este ponto de vista, apontando três motivos que devem levar Zuckerberg a resignar ao cargo da empresa que fundou.

1) Falha do Facebook nos vários campos em que se posicionou. Seja como plataforma de gaming, plataforma para ligar diferentes aplicativos, fontes de notícias fidedignas, é inegável que a plataforma não transmita a confiança que uma rede social da sua dimensão deveria ter.

2) Outro motivo está na missão original do Facebook de ligar diferentes pessoas de todo o mundo. “O Facebook não é uma plataforma para ligar as pessoas, é uma plataforma para monetizar as ligações que as pessoas fazem. A empresa simplesmente não dá prioridade à qualidade destas ligações de forma significativa”, escreve a publicação.

“A missão do Zuckerberg de ligar todo o mundo não acontecerá da forma como ele planejou nem acontecerá. Ironicamente, foi o sucesso da sua própria visão que demonstrou os limites dela”.

3) A terceira e última razão está relacionada com as recorrentes polêmicas em que o Facebook tem se envolvido, desiludindo não só usuários como também clientes e reguladores. As ‘fake news’ que proliferaram durante as eleições presidenciais dos EUA (por exemplo) ainda não foram esquecidas.

Mark Zuckerberg pode ter criado o Facebook, mas uma mudança de liderança poderia dar à empresa uma ‘cara nova’ e permitir um novo começo.

O fundador da empresa poderia seguir se dedicando a esforços filantrópicos que tem criado ao longo dos últimos anos – a Chan-Zuckerberg Initiative ou o Internet.org – de modo a ajudar regiões empobrecidas do globo, algo que estando à frente do Facebook, é muito mais difícil de o conseguir.



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes